Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Medalha de ouro para um dos piores vinhos de supermercado? Sim, aconteceu

Custou 2,5 euros e foi enviado para enganar o júri de um concurso internacional. Resultado: conseguiram.

Medalha de ouro para um dos piores vinhos de supermercado? Sim, aconteceu
Notícias ao Minuto

21:51 - 29/05/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Vinhos

Como é que um dos piores vinhos de supermercado pode ganhar uma medalha de ouro num concurso internacional?  A verdade é que aconteceu na passada edição do concurso Gilbert & Gaillard. Uma equipa do programa belga On n'est pas des pigeons, da RTBF, quis enganar o júri da competição e conseguiu.

Segundo explicam, pediram ajuda ao sommelier Eric Boschman para primeiro escolher o pior vinho de supermercado que iriam enviar. Depois de uma degustação com várias sugestões compradas na cadeia Delhaize, chegaram à sua seleção que custou 2,5 euros.

Leia Também: Symington e Anselmo Mendes juntos para potenciar vinho da Casa das Rodas

O passo seguinte foi dar-lhe um novo nome, Le Château Colombier, e um novo rótulo, tudo para parecer mais apresentável e digno da competição. O vinho foi analisado, como mandam as regras da competição, para serem dados os valores relativos ao teor alcoólico e de açúcar.

Pagaram ainda 50 euros para ter acesso à competição. Da Gilbert & Gaillard receberam mais tarde o veredito: uma medalha de ouro.  "Palato suave, rico com aromas jovens e limpos que prometem uma agradável complexidade. Muito interessante", revelou o júri da competição. 

Já para o sommelier  Eric Boschman, este não passava de um vinho básico e dos piores da seleção que tinha sido feita. Era preciso ainda pagar 60 euros para receber mil autocolantes com o selo do concurso e a respetiva medalha para colocar nas garrafas.

Com esta história, o programa On n'est pas des pigeons quis mostrar que existe falta de rigor em alguns destes concursos internacionais de vinhos. "Quando se trata de vinho, confie apenas no seu paladar. Nem todas as competições são iguais e nem tudo o reluz é ouro", explicam no artigo.

Leia Também: Não devia guardar o vinho aberto com uma rolha de cortiça. Saiba porquê

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório