Tem algum destes sintomas? Atenção, pode ser falta de vitamina essencial
É a que mais chatices dá aos vegetarianos, mas até quem consome proteína de origem animal pode sofrer carência desta vitamina. Uma especialista indica quando deve optar pela suplementação.
© Shutterstock
Lifestyle Alimentação
Quando os níveis de vitamina B12 estão abaixo do recomendável, o corpo ressente-se. Essencial ao bom funcionamento do organismo, dá muitas 'dores de cabeça' a vegetarianos. Contudo, quem consumo proteína de origem animal não está imune ao sintomas associados à carência desta vitamina, cujas principais fontes são a carne, peixe, ovos, o leite e seus derivados. E, em alguns casos, a falta dela pode mesmo ser fatal.
"Cansaço extremo, falta de energia, sensação de formigueiro, fraqueza muscular, depressão e complicações cognitivas, tais como problemas de memória, compreensão e discernimento, podem ser sinais de deficiência de vitamina B12", afirma Justine Butler, da instituição de caridade e nutrição Viva! Health.
Leia Também: O tempero que devia começar a adicionar mais vezes aos seus cozinhados
A especialista revela ainda que, "com a idade, a absorção [de vitamina B12] diminui em todos aqueles com mais de 50 anos, independente da dieta". Por isso, defende, "todos devem considerar a toma de um suplemento".
A importância desta vitamina "reside no facto de ser essencial e imprescindível para a hematopoiese, isto é, para a síntese dos elementos figurados do sangue e suas funções e para o normal funcionamento do sistema nervoso central e periférico", explica um artigo do blogue do grupo Lusíadas.
Embora sejam raros, há casos em que a falta de vitamina B12 pode ser fatal. "Regista-se principalmente em demências ou paraplegias por défice de vitamina B12 e tanto de forma direta, como acontece em qualquer demência, como indireta, pelas complicações que ambas as situações acarretam, como imobilidade, úlceras de pressão, infeções."
Leia Também: É por isto que todos devíamos comer bacalhau mais vezes
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com