Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

É (mesmo) possível que as plantas eliminem as toxinas perigosas do ar

Investigadores afirmam que são capazes de remover com eficácia os vapores tóxicos da gasolina.

É (mesmo) possível que as plantas eliminem as toxinas perigosas do ar
Notícias ao Minuto

08:26 - 26/05/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Há mais um motivo para encher a casa de plantas. Segundo um novo estudo, as plantas conseguem remover com eficácia os vapores tóxicos de gasolina - incluindo compostos causadores de cancro - do ar no interior das casas. 

Para testar a hipótese, os investigadores utilizaram uma mistura de plantas de interior, e concluíram que era altamente eficaz na eliminação de poluentes nocivos causadores de cancro. Em comunicado, os cientistas explicam que 97% dos compostos mais tóxicos foram eliminados em apenas oito horas.

Leia Também: Uma pitada de canela pode ser tudo o que seu jardim precisa

"Esta é a primeira vez que as plantas foram testadas quanto à sua capacidade de remover compostos relacionados à gasolina, e os resultados são surpreendentes", afirma o líder do estudo Fraser Torpy. Aliás, segundo os investigadores, as plantas conseguem remover os poluentes mais nocivos como benzeno.

"Também descobrimos que quanto mais concentradas estão as toxinas, mais rápidas e eficazes as plantas se tornam na sua eliminação, mostrando que as plantas se adaptam às condições em que estão a crescer", acrescenta. 

Caso não saiba respirar fumo de gasolina causa irritação nos pulmões, dores de cabeça e náuseas, além disto, a exposição prolongada já foi associado a um aumento do risco de cancro, asma e outras doenças crónicas, contribuindo para a diminuição da esperança média de vida. 

Trata-se de uma investigação da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, feita em parceria com a Ambius, empresa de plantas. 

Leia Também: Que pivete! As plantas que deve ter no WC para combater os maus odores

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório