Comer muito depressa é capaz de aumentar o risco de doença crónica

Comece a fazer as refeições com tempo e muita calma.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
23/05/2023 08:59 ‧ 23/05/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Como sempre muito rápido? Talvez seja melhor começar a fazer as refeições com mais tempo e muita calma. Porquê? Sarah Berry (médica e convidada do podcast ZOE Science & Nutrition) sugere que é capaz de estar em risco de diabetes tipo 2.

Leia Também: Fármaco usado por diabéticos reduz o peso em 16% (não é o Ozempic!)

De acordo com a médica, ao comer muito rápido "não estamos a dar tempo suficiente ao cérebro para entender que já comemos e que os nossos estômagos estão cheios". Muitos estudos já concluíram que este processo "leva entre cinco e 20 minutos".

Além disto, menciona que muitas investigações já confirmaram que comer devagar aumenta a resposta das hormonas reguladoras do apetite. Então, se comer muito rápido, continua a comer mais e mais porque o cérebro nunca 'sinaliza' que já está satisfeito.

Tendo isto em conta, o hábito está associado a um "ganho de peso, correlacionado com maiores níveis de açúcar no sangue, níveis mais altos de colesterol "mau" e também uma cintura maior", acrescenta. 

Com todos estes fatores o risco de diabetes tipo 2 aumenta significativamente. Estudos já mostraram isto é capaz de "acontecer porque mastigar mais devagar estimula mais a libertação de insulina, o que significa melhor controlo da glicose", explica. 

Por último, a médica alerta que comer muito rápido também causa, em alguns casos, refluxo gastroesofágico e problemas digestivos.

Leia Também: Há um sintoma de diabetes que aumenta as idas à casa de banho. Sabia?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas