Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Que calor! Como conseguir um estilo fresco na decoração lá de casa

O tempo quente é muito bem-vindo quando é sinónimo de praia e de idas a banhos, de jantares ao ar livre, de convívio, de tempo de qualidade. Mas pode trazer também alguns dissabores, sobretudo quando as casas viram verdadeiros 'fornos' e o calor torna as noites um martírio. Mas pode fazer da decoração uma amiga, apostando em escolhas que transbordam frescura: renda-se a um estilo mais fresco com estas dicas.

Que calor! Como conseguir um estilo fresco na decoração lá de casa
Notícias ao Minuto

07:15 - 27/07/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

Embora uma vasta maioria simpatize com o verão e com o leque de oportunidades várias aberto pelas temperaturas mais elevadas que expectavelmente se fazem sentir nesta altura do ano - altamente compatíveis com tempo livre e, por conseguinte, com fins de semana e períodos de férias - a verdade é que nem tudo são 'rosas' quando o calor aperta a valer.

Não vamos discorrer sobre o impacto devastadoramente nocivo que o aquecimento global tem no planeta. Apesar da atenção urgente que o tema merece, focar-nos-emos antes noutros fenómenos desagradáveis que o calor pode precipitar. Falamos, por exemplo, do desconforto associado à transpiração, do quão irrespirável se torna qualquer ambiente em dias tórridos, ou da dificuldade em dormir, 'cortesia' das chamadas noites tropicais. 

E tanto mais estes incómodos se agravam quanto com eles temos de lidar dentro das nossas próprias casas, concorda? Importa, pois, usar os instrumentos que tenhamos ao dispor para contornarmos estes eventuais problemas. Ventoinhas? Ar condicionado? Poderão fazer parte da solução, é certo. Mas e se lhe disséssemos que também pode (deve) colocar a decoração lá de casa ao serviço do seu conforto, tornando-a, neste caso, mais fresca? É ao encontro desta ideia que as propostas que se seguem da hôma - Happy Home Living vão.

É tudo uma questão de materiais?

A sua casa, seja pela exposição solar que recebe, seja por força dos acabamentos da construção é demasiado quente, apetecendo-lhe fugir quando o verão está a aproximar-se? Não desespere. Começamos por partilhar um segredo fundamental quando se trata de tornar uma casa mais fresca através da decoração: os materiais que escolhe podem ser a chave.

Para garantir um ambiente fresco dentro de portas, materiais como vidro, pedra, ou cerâmica assumem-se como excelentes cúmplices, uma vez que não acumulam calor, a que se soma ainda a mais-valia de terem o fator sofisticação associado. Uma mesa de jantar com tampo de vidro, por exemplo, torna imediatamente um espaço mais leve e fresco, assim como um candeeiro de mesa com estrutura em pedra. 

Notícias ao Minuto © hôma  

Objetos decorativos que, além dos materiais já mencionados, tenham por base metal, resina ou até cimento resultam igualmente bem. Falamos de castiçais, candelabros, estatuetas, jarras, vasos, ou mesmo de cinzeiros. O charme está assegurado e a frescura que transmitem também. 

Notícias ao Minuto © hôma  

Espelho meu... teu, nosso: Venham eles!

Se a aposta em espelhos é garante de elegância no que a escolhas decorativas diz respeito, ampliando ainda as áreas onde estão inseridos, pode adicionalmente ser estratégica do ponto de vista da frescura que imprime aos ambientes. Portanto, use e abuse dos espelhos: de chão ou de parede, redondos, quadrados, ou retangulares, não faltam formas e feitios originais.

Notícias ao Minuto © hôma  

Os materiais que enquadram os espelhos podem também ter uma palavra a dizer na missão de recriar uma atmosfera fresca: Bambu, ráfia, juta, rattan, corda, ou mdf entram para a lista das escolhas certeiras.

Aliás, estes materiais são bem-vindos lá em casa, funcionando lindamente quando aplicados noutras peças. Um tapete em juta será certamente mais fresco do que um tapete aveludado ou com pêlo. Cestos em vez de caixas, cumprirão função idêntica e, ao mesmo tempo, remetem para um ambiente mais campestre ou de praia. Ilustrações e outros elementos que convoquem estes imaginários são, de resto, opções muito válidas para promover uma ambiência fresca. 

Notícias ao Minuto © hôma  

E o título de cores vencedoras vai para...

Também a escolha dos têxteis é crucial para assegurar a tão desejada frescura. Diga sim ao algodão, e evite tecidos polares ou de flanela. Sinal de proibido ainda para aveludados, camurça, ou pele, designadamente a nível de revestimento de sofás e cadeiras. Claro que se se der o caso de o seu sofá ser revestido por um material mais quente e de este não ser o momento indicado para investir numa troca, poderá sempre optar por cobri-lo com uma manta cujo material seja mais fresco. 

Notícias ao Minuto © hôma  

As cores usadas na decoração são outro dos truques que poderão fazer a diferença no sentido de tornar um espaço mais fresco. Privilegie tons claros e pastel em detrimento de tons mais escuros e densos. Padrões e estampados, nomeadamente florais, aplicados em lençóis, mantas, almofadas decorativas ou cortinas serão também uma aposta ganha.

Outros truques (com direito a convite vitalício)

Já agora, nas horas de maior calor mantenha, sempre que possível, as janelas fechadas e os cortinados corridos, criando assim uma barreira. Arejar a casa, deixando o ar circular, claro, mas em horários estratégicos.

Diga adeus ao desconforto de uma casa exageradamente quente adotando estas sugestões decorativas: não só deixarão a casa mais fresca como contribuirão para um estilo mais leve, e estão apenas à distância de uma deslocação a uma loja hôma - Happy Home Living!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório