Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Decorar com tons de verão: Jogue com as cores e adapte a casa à estação

Artigo patrocinado por hôma

Há jogos que são complexos, outros que são simples como é o caso do que lhe propomos. Se nem sempre é possível ter a casa a combinar em pleno com a estação do ano, há formas fáceis de ir adequando a decoração para acompanhar as tendências, sendo uma delas brincar com as cores do momento. Descubra aqui quais são os tons deste verão, brinque com eles e por certo que a sua casa sairá a ganhar.

Decorar com tons de verão: Jogue com as cores e adapte a casa à estação
Notícias ao Minuto

08:30 - 13/07/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

As estações do ano têm muita influência no nosso estado de espírito. Encerramos ciclos para que novos capítulos se possam inaugurar. A nossa pré-disposição para as mudanças vai oscilando, mas o começo de uma estação funciona muitas vezes como o gatilho que faltava para o arranque de novos projetos. E os projetos decorativos não são exceção. Até porque, quem não gosta de ter a casa a combinar com a estação do ano?

A decoração das nossas casas vai sofrendo desgaste, mais não seja visual. Afinal, todos os dias nos deparamos com os mesmos objetos, inseridos num determinado estilo, e por mais conforto que a força do hábito nos traga ou mais apego que tenhamos pelo ambiente criado, um novo balão de oxigénio é sempre bem-vindo.

Por outro lado, não é realista pensar em remodelações decorativas de grande escala a cada mudança de estação. Mas há alguns truques que podemos com facilidade aplicar para dar uma nova roupagem aos espaços. Jogar com as cores é uma forma simples e eficaz de adaptar a casa à estação do ano e de, ao mesmo tempo, transmitir a ideia de renovação. Estas dicas da hôma - Happy Home Living prometem ajudar.

Entrar no jogo é dizer sim a estas cores! 

A palete cromática é vasta e há tons para todos os gostos. Mas, dependendo da altura do ano, há uns que se adequarão mais do que outros, seguindo, nomeadamente, o que ditam as principais tendências. E quais são, então, as cores mais trendy deste verão?

À partida, associaríamos esta estação a cores mais vibrantes, no entanto, as cores neutras e os tons claros são manifestamente um must have em matéria de decoração de interiores este verão. Paradoxo? Nem por isso. Pode apostar numa base mais neutra e intemporal - que irradie suavidade e leveza - e pontuar com detalhes cromáticos mais fortes. O recurso a estampados e padrões com motivos florais, por exemplo, é também uma aposta vencedora.

Branco, bege, azul, cinza claro, e ainda tons mais terrosos, que remetam para elementos naturais, funcionarão lindamente este verão. Não obstante, lavanda, coral, laranja, verde, vermelho ou até amarelo são escolhas certeiras, ainda que possa fazer sentido alguma contenção no seu uso por risco de virem a cansar.

Definir a tática e... atacar

Mas se já revelámos a convocatória do jogo cromático decorativo deste verão, falta ainda definir a tática, que é como quem diz explicar que elementos de decoração estão mais bem posicionados para receber estes tons.

Talvez dos candidatos mais óbvios sejam as paredes. Sim, pintar uma parede é uma solução muito popular para dar um novo look a uma divisão, mas está longe de ser a única! Neste campeonato, os têxteis afiguram-se como rivais de peso e até mesmo o mobiliário pode ser decisivo para a composição decorativa funcionar. Vejamos.

Notícias ao Minuto © hôma  

Mudar as cortinas de determinada divisão, assumindo uma das cores que dominam a paleta deste verão, é uma proposta que resulta, transformando com facilidade o ambiente decorativo. Outra possibilidade será concentrar esforços nos tapetes do compartimento, substituindo os antigos por novos com tons que se enquadrem nas tendências desta estação.

Notícias ao Minuto © hôma  

Até uma singela toalha de mesa pode, no caso de uma sala ou de uma cozinha, marcar a diferença. E por falar em toalhas, as das casas de banho têm também uma palavra a dizer não só do prisma da utilidade e do conforto, como do potencial decorativo.

Notícias ao Minuto © hôma  

Almofadas decorativas, um reforço de peso

Um grande aliado neste exercício decorativo de brincar com cores são as almofadas. Lisas ou com padrões, poderá combinar vários tons distintos - e até diferentes materiais e texturas -, conseguindo, por esta via, interessantes apontamentos cromáticos e podendo, inclusive, arriscar em diversas conjugações. Pensando num sofá ou numa cama, poderá ainda incluir mantas, cobertas, edredões ou lençóis nesta 'dança' de cores. 

Notícias ao Minuto © hôma  

Os próprios sofás podem ser um agente estratégico numa mudança decorativa assente em tons de verão. Porque não trocar o 'cansado' sofá que está na sua sala já há mais de uma década, optando por uma das cores da moda? E raciocínio idêntico pode estender-se a cadeirões e cadeiras, cuja cor do revestimento salta à vista em qualquer espaço. 

O remate final (e certeiro)

Há ainda outras peças de mobiliário que poderá considerar. Uma mesa de apoio, por exemplo, um aparador, uma estante ou um móvel de TV com cor serão um elemento de corte muito válido, quebrando a monotonia monocromática que, não raras vezes, domina as escolhas decorativas.

Notícias ao Minuto [Legenda]© hôma  

Não podemos ainda deixar de referenciar quadros e ilustrações como veículos privilegiados de cor, e sublinhar que peças decorativas em cerâmica de variados tons poderão revelar-se um ornamento determinante para selar a decoração. Diríamos, inclusive, que num e noutro casos pode abusar de cores mais vibrantes, o que será de evitar no que à mobília diz respeito, uma vez que o perigo de saturação é maior e, implicando um investimento mais avultado, trocá-la poderá ser mais difícil.

Notícias ao Minuto © hôma  

Como vimos, é possível alterar a atmosfera decorativa de uma casa usando as cores predominantes da estação como principal ferramenta. Visite uma loja hôma - Happy Home Living e adira aos tons mais 'in' deste verão!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório