Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

'Provar' Portugal? É o que a TAP lhe propõe com o projeto Local Stars

Uma das melhores formas de honrar a gastronomia portuguesa, que tantos louros traz ao país, é difundi-la o mais possível, levando-a a voar mundo fora. Ora, é o que a TAP se propõe fazer, tendo-se unido à plataforma The Art of Tasting Portugal para lançar o projeto TAP Local Stars. A que sabe Portugal? 'Prove-o' pela mão de alguns dos mais conceituados chefs nacionais. Explicamos-lhe tudo.

'Provar' Portugal? É o que a TAP lhe propõe com o projeto Local Stars
Notícias ao Minuto

09:05 - 25/05/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle TAP

A gastronomia portuguesa é sobejamente apreciada fazendo as delícias de qualquer paladar, independentemente da nacionalidade: os portugueses não vivem sem ela; os estrangeiros ficam rendidos e dela fazem eco além-fronteiras.  Não obstante a fama de que a gastronomia nacional goza, todos os veículos de promoção são bem-vindos quando se trata de amplificar um dos cartões de visita do país. 

É justamente nesse 'voo' que a TAP está investida, tendo-se juntado, para o efeito, à plataforma The Art of Tasting Portugal - cujo objetivo é promover a gastronomia portuguesa através de experiências nesse setor, recorrendo aos melhores produtos e a alguns dos melhores chefs nacionais. Desta parceria, nasce o TAP Local Stars com a missão de divulgar o que de melhor Portugal tem em matéria de gastronomia, nomeadamente no que a produtos regionais diz respeito. Mas, afinal, em que consiste este projeto? É que lhe daremos a 'saborear' de seguida.

O conceito é simples. Doze prestigiados chefs portugueses confecionam outros tantos menus tendo por base ingredientes típicos de cada região do país, integrando sempre um produto-estrela regional, que é o verdadeiro protagonista destes pratos de assinatura. Durante dois meses, cada um desses menus - que são constituídos por uma entrada fria, um prato principal e uma sobremesa - figura na oferta regular dos voos de longo curso da Classe Executiva da TAP com partida de Lisboa.

O TAP Local Stars tem uma duração prevista de dois anos, tendo arrancado em março deste ano, pelo que se estenderá até 2025. Depois das criações do Chef Henrique Sá Pessoa, neste momento, e até final de junho, podem ser degustadas as iguarias pensadas pelo Chef Cláudio Pontes. A região em destaque é o arquipélago dos Açores e o produto-estrela é o afamado Queijo São Jorge. Ninguém, de resto, melhor do que este chef, natural de São Miguel, para desenhar um menu inspirado na superior tradição do território açoriano e com ele difundir a riqueza gastronómica da região. 

Preparado para começar? Inicie com umas Lâminas de Atum, Rúcula e Queijo São Jorge, seguidas de Lombo de Novilho à Micaelense, Molho Queijo São Jorge, Gratinado de Batata e Pak Choi e finalize em beleza com um Pudim de Ananás dos Açores. Já sente água na boca?

A esta viagem pelos sabores dos Açores suceder-lhe-ão, até ao início de 2024, as propostas gastronómicas dos Chefs Noélia Jerónimo, que fará do polvo a estrela do seu menu inspirado no Algarve; Júlio Pereira, a quem caberá fazer brilhar o mel de cana, da Ilha da Madeira; Diogo Rocha, que contará com o imbatível bacalhau para homenagear Viseu; e Óscar Geadas, que com a castanha vem louvar a bela região de Trás-os-Montes.

A pergunta 'a que sabe Portugal?' tem resposta: viajando com a TAP é possível 'provar' as várias regiões do país através dos menus do Local Stars, que visam timbrar na memória dos passageiros os incríveis sabores do património gastronómico português. Nunca um voo lhe soube tão bem!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório