Confirma-se! Esta fruta é realmente uma 'bomba' contra infeções urinárias
Os sintomas dos voluntários diminuíram em até 50%.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Um estudo feito por médicos australianos, que contou com a participação de mais de 8,8 mil voluntários, confirma que beber sumo de arando vermelho (cranberry, em inglês) ajuda a prevenir infeções urinárias, tanto em mulheres como em crianças. Esta é a quinta revisão do estudo, publicado em 1998 e atualizado pela última vez em 2012.
Leia Também: Sim, está com falta de proteína! É isto que deve começar já a comer
"Quase um terço das mulheres enfrentam infeções urinárias. Entre as mulheres mais velhas o problema é ainda mais frequente, pelo que procurar meios para aliviar os sintomas é fundamental”, disse em comunicado a médica Gabrielle Williams, que liderou o estudo. Segundo os investigadores, o consumo da bebida diminuiu os sintomas de infecção urinária em 25% das voluntárias. Em crianças, reduziu-os para metade.
Os autores do estudo analisaram outras 50 investigações sobre o tema. Através desta revisão, os médicos refutam um estudo anterior que questionava a eficácia desta fruta contra infeções urinárias. "Com esta revisão sistemática, conseguimos comprovar, com dados mais sólidos, que a verdade sempre aparece", disse Williams. A médica conta ainda que a própria mãe bebe sumo de arando, desde os anos 70, para tratar infeções urinárias.
Leia Também: As mulheres perdem peso mais facilmente a partir desta idade
Porém, nem tudo é positivo. Os dados mostram que mulheres grávidas, idosos e pessoas com retenção urinária não beneficiam dos efeitos da bebida. "Também é importante esclarecer que algumas pessoas apresentaram efeitos secundários devido ao excesso de consumo de arando, especialmente dores abdominais", revela a médica Gabrielle Williams.
Os autores deste estudo também não conseguiram determinar a quantidade de sumo de arando que deve ser ingerida ou a frequência necessária para obtermos os benefícios.
Leia Também: Alimentos com bolor que pode comer à vontade. Sim, há exceções!
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com