Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

10 mitos de beleza em que deve parar de acreditar já

No Dia das Mentiras, a Ringana explica por que não são verdade.

10 mitos de beleza em que deve parar de acreditar já
Notícias ao Minuto

22:33 - 01/04/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Beleza

No universo da beleza persistem todo o tipo de mitos. A pensar nisso, e a propósito do Dia das Mentiras, a Ringana desmistifica, em comunicado, os 10 mais comuns.

Ei-los:

1- O bálsamos de lábios vicia

"Não é verdade! O cuidado para os lábios é muito importante, uma vez que os lábios possuem poucas glândulas sebáceas, contrariamente a outras regiões do corpo. Consequentemente, secam mais depressa e requerem auxílio no tratamento. Aquilo a que nos habituamos é ao efeito revigorante e à sensação agradavelmente suave e sedosa que nos faz recorrer mais vezes ao batom."

Leia Também: Mais de 45 novidades de beleza que precisa de incluir na lista de desejos

2- A maquilhagem obstrui os poros

"(Já) não é verdade! No passado, foi realmente assim, pois os produtos de maquilhagem continham farinha de arroz, o que obstruía os poros e deixava impurezas na pele. Atualmente, a maquilhagem apresenta uma textura muito mais leve e contém substâncias revigorantes (...) que conferem à pele um bronzeado delicado e uniforme. Além disso, é importante limpar sempre o rosto em profundidade para que a pele possa respirar e ser renovada durante a noite."

3-  Muita água evita a pele seca

"Infelizmente, não é verdade! Porque se assim fosse, já não precisávamos de mais produtos de tratamento hidratantes. Naturalmente, beber uma quantidade suficiente de água é muito bom para o organismo, que, por sua vez, acaba por utilizar a hidratação para as funções vitais. Porém, a pele só terá um aspeto brilhante e saudável se for bem hidratada e se o tecido conjuntivo estiver firme. Para tal, especialmente com peles secas, é necessário recorrer ao auxílio de produtos hidratantes."

Leia Também: Reduz, limpa e suaviza poros. Tudo o que promete a nova gama da Benefit

4- Tomar banho seca a pele

"Não é totalmente verdade, já que depende sempre da temperatura da água e da duração do banho. Quanto mais quente a água e mais tempo se passar no banho, mais desagradável se torna para a pele. No entanto, desde logo a pensar na poupança de água, a limpeza do corpo no banho deveria recair, primeiramente, sobre um gel de banho hidratante e delicado."

5- A pele oleosa tem de ser limpa com frequência

"Não é verdade! Para quem sofre de pele oleosa, uma limpeza frequente da pele significaria precisamente o contrário, ou seja, a pele ficaria ainda mais oleosa. Na maioria das vezes, uma secreção sebácea excessiva deve-se a questões genéticas ou a um equilíbrio hormonal alterado – a limpeza tem de ser natural, mas não com maior frequência do que na pele normal ou mista."

Leia Também: Pele seca? Este creme (super hidratante) promete ser tudo o que precisa

6- Uma esfoliação diária torna a pele particularmente suave

"Não é verdade! Aqui também se aplica o lema: menos é mais. Uma esfoliação até duas vezes por semana chega perfeitamente, mais que duas vezes castigaria desnecessariamente a pele e provocaria vermelhidões, irritações, chegando mesmo a secá-la."

7- À sombra não é necessária qualquer proteção solar

"Não é, de todo, verdade! Isto porque os raios UV perigosos para nós penetram não só nas nuvens com o céu coberto como ainda atravessam o guarda-sol. Por isso, é absolutamente imprescindível recorrer a uma proteção solar de qualidade (...). Este protetor protege contra radiação UV, graças a filtros exclusivamente minerais de proteção solar, impedindo, ao mesmo tempo, o envelhecimento prematuro da pele."

Leia Também: É beleza portuguesa, com certeza. E faz frente às rugas com 'ouro branco'

8- Lavar diariamente o cabelo impede o aparecimento rápido da oleosidade

Não é verdade! Lavar frequentemente o cabelo nem estimula nem reduz a secreção sebácea. Essencial no cuidado capilar é a escolha de um champô suave capaz de cuidar do cabelo e de o manter macio."

9- Os desodorizantes bloqueiam o próprio odor corporal

"Não é verdade! Por norma, o suor em si não tem cheiro, o odor desagradável só ganha forma quando entra em contacto com as bactérias. Os desodorizantes têm a missão de impedir esse odor por um determinado período."

10- Os cosméticos naturais não causam reações alérgicas

"Não é verdade! – Cada vez  se ouve  mais: Quem utiliza cosméticos naturais / à base de produtos frescos não pode ter reações alérgicas aos mesmos, já que as substâncias são naturais. À primeira vista até parece lógico, mas só o é parcialmente, pois também existem muitas substâncias naturais como arnica, camomila ou óleos essenciais que podem atuar como alergénios. Por norma, é possível ter reações alérgicas a qualquer substância, seja ela natural, química ou sintética. No entanto, isso nada diz sobre a qualidade do produto."

Leia Também: A gama solar que promete salvar a pele dos escaldões (e mais!)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório