Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Estudo. Fazer isto uma ou duas vezes por semana reduz risco de morte

Conheça os resultados de uma investigação onde se analisou 3.101 adultos norte-americanos.

Estudo. Fazer isto uma ou duas vezes por semana reduz risco de morte
Notícias ao Minuto

07:18 - 29/03/23 por Lusa

Lifestyle Exercício físico

Caminhar 8.000 passos, ou quase 6,4 quilómetros, uma ou duas vezes por semana, reduz significativamente o risco de morte prematura, refere um estudo publicado esta terça-feira.

Embora se saiba que a prática regular de atividade física reduz o risco de mortalidade, o estudo publicado na revista JAMA Network Open analisa os benefícios para a saúde de uma caminhada vigorosa apenas alguns dias por semana.

Leia Também: Caminhadas de 11 minutos por dia reduzem risco de morte prematura

Investigadores da Universidade de Quioto e da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, analisaram dados de 3.101 adultos norte-americanos.

Os cientistas descobriram que aqueles que caminhava 8.000 passos ou mais, uma ou duas vezes por semana, tinham 14,9% menos hipóteses de morrer num período de 10 anos do que aqueles que não o faziam.

Para aqueles que faziam essas longas caminhadas entre três a sete vezes por semana, o risco de morte caiu ainda mais, em 16,5%.

Os benefícios para a saúde dessas caminhadas de 8.000 passos ou mais, uma ou duas vezes por semana, parecem ainda mais marcantes para pessoas com 65 anos ou mais.

"O número de dias por semana em que alguém anda 8.000 passos ou mais foi associado [no estudo] a um menor risco de mortalidade cardiovascular e todas as outras causas", realçaram os cientistas.

"Este trabalho sugere que os indivíduos podem obter benefícios significativos para a saúde caminhando apenas alguns dias por semana", sublinharam ainda.

Para este estudo, os investigadores analisaram os passos diários registados pelos participantes entre 2005 e 2006 e depois estudaram a sua mortalidade dez anos depois.

Dos participantes, 632 pessoas não conseguiram atingir o limite de 8.000 passos em pelo menos um dia da semana, 532 pessoas alcançaram ou ultrapassaram esse limite uma ou duas vezes por semana e 1.937 pessoas fizeram-no entre três a sete vezes por semana.

Em média, os norte-americanos caminham entre 3.000 a 4.000 passos por dia, segundo dados da Mayo Clinic, que destaca que caminhar como atividade física regular pode reduzir o risco de doenças cardíacas, obesidade, diabetes, pressão arterial alta e depressão.

Leia Também: Cinco dicas para conseguir perder mais peso durante uma caminhada

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório