Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Mudanças nos olhos podem ser os primeiros sinais de Alzheimer, diz estudo

Conheça os resultados de um novo estudo sobre a doença.

Mudanças nos olhos podem ser os primeiros sinais de Alzheimer, diz estudo
Notícias ao Minuto

08:44 - 27/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Demência

Graças a um estudo recente, disponibilizado na Acta Neuropathologica, revista científica, foi possível concluir que mudanças nos olhos ajudam a identificar doenças cognitivas, como Alzheimer, anos antes dos primeiros sintomas. 

Para fazer esta investigação, foram recolhidas amostras de retina e tecido cerebral de 86 indivíduos, com a doença e declínio cognitivo leve, ao longo de 14 anos. De acordo com os autores do estudo, citados na CNN internacional, é a maior amostra de retina analisada até ao momento. 

Leia Também: Alzheimer pode afetar mãos. Atenção a este sintoma precoce

“O nosso estudo é o primeiro a fornecer análises aprofundadas dos perfis de proteínas e dos efeitos moleculares, celulares e estruturais da doença de Alzheimer na retina humana e como eles correspondem a mudanças no cérebro e na função cognitiva”, disse Maya Koronyo-Hamaoui, líder do estudo, em comunicado. 

“Mudanças na retina que se correlacionam com mudanças em partes do cérebro chamadas córtices entorrinal e temporal, um centro de memória, navegação e perceção do tempo”, acrescentou a investigadora. 

Comparando as amostras com um grupo de controlo, os investigadores encontraram aumentos significativos no beta-amilóide, um marcador importante de Alzheimer, nos indivíduos com a doença e declínio cognitivo.

Além disso, também descobriram que as células microgliais, que são responsáveis por reparar e manter outras, diminuíram 80% em indivíduos com problemas cognitivos. Também foram encontrados marcadores de inflamação. 

"Descobertas que também foram aparentes em pessoas com sintomas cognitivos mínimos ou inexistentes, o que sugere que estes novos testes oftalmológicos podem estar bem posicionados para auxiliar no diagnóstico precoce", remata. 

Leia Também: O mineral que deve incluir na dieta se quiser ter um cérebro saudável

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório