Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Tenha esta 'cábula' sempre à mão para sobreviver à vida de estudante

Aprenda a manter um estilo de vida saudável na faculdade.

Tenha esta 'cábula' sempre à mão para sobreviver à vida de estudante
Notícias ao Minuto

06:00 - 24/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Bem-Estar

A vida de estudante nem sempre é um mar de rosas. Entrar na universidade é um passo marcante para o futuro de qualquer jovem, mas traz consigo muitos desafios. De acordo com a Associação Nacional de Estudantes, a saúde mental dos estudantes portugueses apresenta resultados preocupantes: 48% sofrem de sintomas graves no foro psicológico, como depressão, ansiedade e perda de controlo emocional.

Conciliar a vida pessoal, social e universitária nem sempre é fácil e pode ser demasiado exigente para alguns. Porém, não é impossível.

Leia Também: O seu mal é sono! Sabe porque é tão importante dormir? Olhe que não

No Dia Nacional do Estudante, assinalado a 24 de março, e com vista a dar uma 'mãozinha' à geração futura, a Naturecan, empresa especializada em produtos de bem-estar com CBD, sugere cinco dicas para ajudar os estudantes a sobreviverem aos anos de estudo da melhor forma. 

1- Organizar a semana e estabelecer prioridades

"Para evitar momentos de stress e de sobrecarga, planear a semana com todas as atividades e compromissos é essencial e ajuda a gerir o tempo. É importante lembrar que os compromissos não incluem apenas responsabilidades académicas, mas também dinâmicas sociais, alturas para relaxar, praticar desporto, entre muitas outras."

2- Praticar exercício físico

"O exercício físico ajuda a reduzir o stress e a melhorar o humor. Seja ir ao ginásio ou ir a pé para a faculdade, não faltam pretextos para se manter ativo. Manter o corpo saudável é meio caminho andado para uma cabeça saudável, capaz de dar conta das horas mais exigentes de estudo."

Leia Também: Violência no namoro. Como saber se sou vítima e o que fazer?

3- Manter uma vida social ativa

"Por mais horas que se invista nos estudos, é extremamente importante manter uma vida fora destes. Continuar a conviver com os amigos e família ajuda a ter uma vida equilibrada, a desfrutar a 100% de cada momento e a sentir-se mais feliz."

4- Dormir bem

"Uma noite bem dormida é essencial para descansar a cabeça e repor as energias. Ter a cabeça fresca para um novo dia permite ter uma maior capacidade de absorção de informação e melhor desempenho académico."

5- Criar uma rotina de estudo

"Estabelecer horários e técnicas de estudo permite transformar muitas horas de estudo cansativas em menos horas mais eficientes. Alocar o tempo certo às responsabilidades académicas ajuda a rentabilizar melhor o tempo em frente aos livros. Aliás, é importante lembrar que nem todos os estudantes estudam da mesma forma e, por isso, é fundamental descobrir o método de estudo que melhor encaixa com cada um."

Leia Também: Não consegue 'pregar olho'? Cinco dicas para um sono reparador

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório