Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Bons sonhos! Cinco peças essenciais para decorar o quarto dos seus filhos

Sabemos o caos em que, com facilidade, a vida de quem tem filhos se pode tornar, não sobrando tempo para nada, nomeadamente para lides decorativas. Mas a decoração do quarto das crianças pode ser verdadeiramente marcante e ajudar a fazê-las felizes. Anote cinco itens essenciais que lhe facilitarão (muito) a tarefa. É caso para dizer bons sonhos e boas brincadeiras também!

Bons sonhos! Cinco peças essenciais para decorar o quarto dos seus filhos
Notícias ao Minuto

13:44 - 25/05/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

Quem tem filhos, sobretudo pequenos, sabe bem o quão desafiante pode ser encaixar tarefas extra nas rotinas estabelecidas. As 24 horas do dia são, quase sempre, curtas para fazer face à quantidade de exigências a que os pais estão expostos, sendo que às da parentalidade somam-se ainda as profissionais e as domésticas. Missão difícil esta de ter de desempenhar tantos papéis, cada um com as suas vicissitudes, acomodados muitas vezes sem perceberem como nas camadas dos dias que se vão sucedendo.

Perante este cenário, a simples ideia de decorar um quarto de criança pode parecer tarefa hercúlea, caindo os pais não raras vezes no erro de subestimar o poder que a decoração pode ter no que ao crescimento dos mais novos diz respeito. Não se esqueça, o quarto é o porto seguro de uma criança, é terreno firme onde pode sonhar sem amarras e dar largas à imaginação. Por um lado palco de fantasia, por outro, ao crescerem mais um pouco, garante de concentração e canto de estudo.

E é agora que lhe dizemos para respirar fundo e ter calma. O facto de não ter concedido ainda ao quarto dos seus filhos a atenção que o mesmo merece não significa que esteja a falhar. Livre-se dessa culpa. Ainda assim, é possível fazer melhor. Como? Sendo metódico e estabelecendo prioridades. Há peças que são essenciais para decorar esta divisão, pelo que pode começar por aí: a hôma - Happy Home Living propõe-lhe cinco que não podem faltar.

1- Mobiliário (adaptado aos mais novos)

Comecemos pelo mobiliário. Uma cama ou berço, dependendo da idade da criança, é um essencial que não pode faltar. De preferência, no caso da cama, opte por soluções baixinhas, favorecendo a autonomia da criança.

Notícias ao Minuto © hôma  

Seguindo a mesma linha de raciocínio, restante mobiliário adaptado ao tamanho dos mais novos, como pequenas cadeiras e mesas, entronca a categoria de peças que devem figurar no quarto. Pode até considerar uma mini-secretária com banco incorporado. Arcos de aprendizagem ou bancos observatórios são ainda elementos com uma mais-valia didática presente, assim como uma estante para livros.

Notícias ao Minuto
© hôma  

No quarto de uma criança, além de um armário para a roupa, convém também pontuar uma cómoda com várias gavetas. No caso de se tratar de um bebé, poderá ainda equacionar uma cómoda com troca-fraldas adaptado. Por forma a evitar ter a roupa distribuída aleatoriamente pelo quarto, o recurso a cabides decorativos é uma excelente opção.

2- Arrumação: Soluções precisam-se!

Um dos maiores desafios de um quarto infantil será mantê-lo arrumado, sobretudo no que toca a brinquedos. Afinal, falamos de crianças. Por forma a diminuir o impacto visual de ter bonecos espalhados por todo lado, nada como estar munido dos utensílios certos - e neste particular muitos não serão demais.

Notícias ao Minuto © hôma  

Falamos de caixas, cubos, cestos, baús, sacos, colunas de arrumação... vale mesmo tudo para tentar manter a divisão minimamente em ordem.

Há muitas propostas de arrumação desenhadas a pensar nos mais pequenos, pelo que têm associada uma componente decorativa que ficará a matar no quarto dos miúdos, aliando assim funcionalidade e estética.

Notícias ao Minuto © hôma  

3 - Têxteis ou um dos segredos para (bem) decorar 

Outro essencial no topo da lista ao montar um quarto para criança são os têxteis, cabendo aqui desde lençóis para a cama/berço, mantas e capas de edredão, passando por almofadas decorativas, até cortinas e tapetes.

Notícias ao Minuto © hôma  

Pode, de resto, apostar em elementos mais sóbrios a nível de mobiliário, investindo depois em têxteis com motivos infantis. Há imensos padrões divertidos que prometem fazer as delícias dos mais novos, dando asas às suas aventuras imaginárias, que podem determinar o timbre decorativo do quarto.

Notícias ao Minuto © hôma  

Mas, atenção, nunca descure a qualidade dos materiais, não só a pele das crianças é particularmente sensível, como esse requisito é fundamental para garantir uma boa noite de sono - e, pais, por norma sabem bem o quão valioso isso é! 

4 - Acessórios decorativos? Venham eles!

Ainda que deposite do lado dos têxteis a confiança para ajudar a definir o tom decorativo do quarto dos miúdos, há outros acessórios de que se poderá socorrer para o efeito.

Notícias ao Minuto © hôma  

Peluches, claro, integram a classe de itens obrigatórios num quarto de uma criança, mas há outros objetos que poderá usar para a composição decorativa do compartimento, como caixas de música - que constam no imaginário infantil de todos nós; molduras com fotografias da criança ainda na barriga da mãe, em bebé, ou em família; tendas onde os mais pequenos podem brincar à vontade; mobiles para os (ainda) mais novos; fitas métricas para ir acompanhando o (rápido) crescimento; dosséis para adornar a cama; espelhos com formas de animais ou com pompons... enfim, abundam opções para enriquecer a estética do quarto.

Notícias ao Minuto © hôma  

5 - Iluminação - o maior aliado para vencer o medo

A iluminação é um importantíssimo aliado em quartos de crianças, não fossem muitas delas tantas vezes assoladas pelo medo do escuro. Além dos essenciais candeeiros de teto e de mesa de cabeceira - sendo que não falta oferta adaptada ao universo infantil -, invista ainda em luzes de presença, que poderá manter ligadas ao início da noite por forma a garantir um começo de sono noturno mais tranquilo.

Notícias ao Minuto © hôma  

Do ponto de vista decorativo, projetores de parede e grinaldas luminosas podem funcionar lindamente como complemento aos restantes elementos, ajudando a passar uma sensação de conforto e de segurança.

Notícias ao Minuto © hôma  

Passados em revista estes cinco grandes grupos de essenciais, está apto para (re)decorar o quarto dos seus filhos. Faça a sua própria lista do que não pode faltar e torne-a realidade numa loja hôma - Happy Home Living tendo sempre em mente que, acima de tudo, importa ver as crianças felizes! 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório