Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Alzheimer pode afetar mãos. Atenção a este sintoma precoce

Já ouviu falar de mioclonia?

Alzheimer pode afetar mãos. Atenção a este sintoma precoce
Notícias ao Minuto

07:54 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças neurológicas incapacitantes

Movimentos espasmódicos rápidos de um músculo ou grupo muscular podem ser um sintoma precoce de Alzheimer, uma doença neurodegenerativa que causa perda de memória e declínio cognitivo progressivos, perturbações da linguagem e até dificuldade em realizar tarefas como pagar contas e lidar com o dinheiro. 

Em 2015, a publicação médica Tremor and Other Hyperkinetic Movements, citada pelo Daily Express, sugeriu que este sintoma, designado mioclonia, pode ser uma "manifestação clínica comum da doença de Alzheimer". "A mioclonia é mais comumente vista na doença de Alzheimer de início precoce e rápida progressão. A sua prevalência pode atingir os 75%."

Leia Também: Muito provavelmente, nem desconfia que isto é sintoma de doença maligna

Anos antes, em 2011, um artigo publicado na revista Neurology já havia referido que "a maioria dos sinais motores ocorrem frequentemente e progridem rapidamente na doença de Alzheimer".

O Science Direct afirma que alguns destes sintomas podem mesmo desenvolver-se "antes de um declínio da função cognitiva", acrescentando que transtornos motores nas mãos são mais frequentes na demência moderada a grave. Ou seja, as pessoas com demência grave são mais propensas a apresentar incapacidade de executar tarefas que requerem destreza nas mãos

Leia Também: 10 hábitos diários que são péssimos para o cérebro - mas muita gente tem

Recorde-se que demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço Para a maioria não existe tratamento, nem uma forma definitiva de prevenir a demência, e as perspectivas são más. O Alzheimer é a forma mais comum de demência.

A Organização Mundial da Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. 

Leia Também: A popular bebida que tem sempre em casa e faz maravilhas pelo fígado

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório