Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Já é primavera! Eis quatro conselhos (e truques) para lidar com alergias

A chegada da nova estação não tem de ser sinónimo de crises alérgicas. E como os meses de primavera com maior prevalência de alergias são abril e maio, ainda vai muito a tempo de preparar-se.

Já é primavera! Eis quatro conselhos (e truques) para lidar com alergias
Notícias ao Minuto

10:59 - 20/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alergia

O início da primavera traz consigo algumas substâncias que desencadeiam as alergias de exterior também frequentemente designadas por alergias sazonais, uma vez que têm uma duração limitada, consoante a época do ano. "Embora seja difícil evitar a exposição aos alérgenos sazonais, existem alguns conselhos que lhe permitem conseguir continuar a aproveitar as atividades ao ar livre", lembra a Bayer em comunicado.

"Uma alergia é uma reação de hipersensibilidade do sistema imunitário a algo que normalmente, para a maioria das pessoas, é inofensivo", explica. No caso das alergias de exterior, estas caracterizam-se por "uma reação exagerada do sistema imunitário a substâncias – alérgenos – frequentemente encontrados no exterior, como os pólenes de flores ou árvores, relva, arbustos, fungos, entre outros". 

Leia Também: Cancro. Sinal de alerta no andar pode surgir anos antes do diagnóstico

Os sintomas mais comuns das alergias de exterior são o corrimento nasal; olhos lacrimejantes e com comichão; espirros; prurido (comichão) e congestão nasal. Em caso de dúvida pode fazer um teste às suas alergias, como um teste de sensibilidade cutânea, junto de um alergologista, para avaliar a origem dos seus sintomas alérgicos.

Com tudo isto em mente, veja abaixo alguns conselhos da Bayer ara que não deixe de usufruir de momentos ao ar livre:

1- Atenção ao que leva para casa

"Os grãos de pólen podem ser transportados para dentro de casa através de sapatos, roupas e cabelos. Depois de passar algum tempo ao ar livre, quando chegar a casa, tire os sapatos, tome um banho rápido e troque de roupa. Desta forma evita que possíveis pólenes entrem em sua casa e provoquem crises de rinite alérgica que provocam muito desconforto."

2- Evitar os inícios da manhã e os finais de tarde

"É nestes períodos que as concentrações de pólenes de ambrósia são normalmente mais altas, por isso planeie as saídas ao ar livre fora destes horários."

Leia Também: Estranho, mas funciona. Junte isto ao detergente para lavar o chão

3- Boa circulação do ar

"É fundamental manter uma boa circulação do ar, mas em casa deve optar por manter as janelas fechadas nos períodos mais críticos e privilegiar o uso de ar condicionado, desde que os filtros sejam trocados com frequência."

4- Alguns tipos de árvore que deve evitar

"As árvores de folha caduca podem agravar as alergias como é o caso da bétula, carvalho, bordo, freixo, amieiro e avelã. Uma boa alternativa é privilegiar as espécies como catalpa, murta, abeto ou sequóia."

Leia Também: Beber leite é mesmo fundamental? Falámos com uma nutricionista

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório