Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Café e felicidade. Cinco razões que comprovam o sucesso desta relação

Vai muito além daquilo que possa imaginar. Para além de ser uma das bebidas mais consumidas no mundo, o café tem uma ligação especial com as nossas emoções.

Café e felicidade. Cinco razões que comprovam o sucesso desta relação
Notícias ao Minuto

07:06 - 20/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial da Felicidade

Segundo um estudo TGI da Marktest, mais de três em cada quatro portugueses bebem café em casa. Assim sendo, ao encontrarmos uma maneira de o tornar especial, estamos a influenciar positivamente o nosso dia. 

Leia Também: Sabe tudo sobre café? Olhe que não

A pensar nisso, a propósito do Dia da Felicidade, que se assinala esta segunda-feira, 20 de março, a marca de eletrodomésticos Sage Appliances partilha cinco razões que comprovam a relação entre o café e a felicidade: 

1- O consumo moderado de café influencia positivamente a nossa saúde

"Vários estudos confirmam os múltiplos benefícios do consumo moderado de café para a nossa saúde e bem-estar. Um consumo moderado contribui para um menor risco de desenvolvimento de doenças como a diabetes tipo 2 e de doenças neurodegenerativas e hepáticas, entre outras. Estudos recentes demonstraram que o consumo diário pode mesmo ajudar a baixar a pressão arterial2. Além da cafeína, o café contém também outros componentes bioactivos que ajudam a contrariar e regular os parâmetros da pressão arterial."

Leia Também: O fruto que deve comer mais vezes (o mais provável é tê-lo em casa)

2- O café ajuda-nos a manter o nosso coração mais vivo do que nunca

"Entre os benefícios que o consumo de café traz à nossa saúde, é importante destacar os atributos que contribuem para manter o nosso coração mais saudável. Os responsáveis são os antioxidantes que compõem esta bebida, que a longo prazo têm um impacto muito positivo na prevenção dos riscos cardiovasculares3. Além disso, saborear um bom café com os nossos entes queridos pode ajudar-nos a cuidar do nosso coração em todos os sentidos da expressão."

3- Café, a melhor ferramenta social do nosso tempo

"Não existe conversa após o jantar que não seja acompanhada de um bom café. E poderíamos dizer que esta bebida se tornou, social e culturalmente, o acompanhamento perfeito para qualquer momento ou reunião. Porque, embora seja verdade que cada região tenha o seu próprio 'código' na hora de o pedir, não há dúvida de que sempre foi e continuará a ser um elo central das nossas relações interpessoais. Segundo Anthony Gidens, o café não é apenas uma bebida mas sim parte do nosso quotidiano. O sociólogo defende ainda que quando duas pessoas combinam beber café, estão geralmente mais interessadas em estarem juntas do que em beber café."

Leia Também: A popular bebida que tem sempre em casa e faz maravilhas pelo fígado

4- Impulsiona o nosso lado mais criativo

"Tudo isso graças a componentes como a cafeína, que aumenta as nossas capacidades mentais e a soltar a nossa imaginação. Além disso, e tendo em conta a versatilidade desta bebida, ser consumidor regular pode ajudar-nos a soltar o barista profissional que há em todos nós. Por exemplo, introduzindo ou aperfeiçoando técnicas de latte art, com as quais poderemos fazer sorrir os nossos entes queridos com os melhores resultados do nosso café."

5- Consumir bom café ajuda-nos a ser mais sustentáveis e a apreciar o processo de criação

"Principalmente quando se trata de café de especialidade ou café 100% Arábica, produzido inteiramente de forma tradicional e caracterizado por aspectos como a sustentabilidade, qualidade, rastreabilidade e respeito pelo produto."

Leia Também: É isto que está realmente a comer quando opta por salsichas de aves

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório