Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

De certeza que sabe qual o impacto da saúde oral no sono? Médico explica

Neste artigo de opinião, Luís Corte-Real, diretor clínico da Clínica Parque da Cidade, alerta para "a falta de cuidados de saúde oral". Sublinha que pode mesmo "contribuir para distúrbios do sono como a apneia do Sono e a roncopatia".

De certeza que sabe qual o impacto da saúde oral no sono? Médico explica
Notícias ao Minuto

21:01 - 17/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Artigo de opinião

A falta de cuidados de saúde oral, como a higiene oral inadequada e a falta de visitas regulares ao dentista, pode levar a cáries, doenças gengivais e outras condições que podem causar dor e desconforto durante o sono, levando a interrupções no sono e a uma qualidade de sono reduzida. Dito isto, a saúde oral pode ter um impacto significativo na qualidade do sono, podendo mesmo contribuir para distúrbios do sono como a apneia do sono e a roncopatia.

A apneia do sono é um distúrbio onde a respiração é interrompida durante o sono, o que pode levar a um sono interrompido e à falta de oxigénio no corpo. Pode estar relacionada com problemas dentários - como mandíbulas pequenas - ou problemas com a estrutura da boca e da garganta.

Leia Também: O seu mal é sono! Sabe porque é tão importante dormir? Olhe que não

Já a roncopatia pode ser causada por, por exemplo, problemas dentários, problemas com a língua, as amígdalas, as adenoides ou outras estruturas na boca e na garganta. O ronco é causado pela vibração dos tecidos moles na garganta quando o ar passa pelas vias aéreas restritas.

Notícias ao Minuto © Luís Corte-Real

A maioria dos distúrbios do sono - incluindo os relacionados à saúde oral - são tratáveis e muitas vezes evitáveis. Obviamente, o tratamento pode variar dependendo do tipo e gravidade do distúrbio, mas muitas vezes envolve mudanças no estilo de vida, dispositivos orais, terapia comportamental, uso de aparelhos de pressão positiva nas vias aéreas e, em alguns casos, cirurgia.

Leia Também: Pedimos a uma médica para reagir ao vídeo polémico de Alice Santos

O dispositivo de avanço mandibular (DAM) é um dispositivo oral usado no tratamento da apneia do sono e da roncopatia, que funciona movendo a mandíbula para frente durante o sono para manter as vias aéreas abertas e melhorar a respiração. Exemplo disso é o NOA, um tipo de DAM que possui algumas características diferenciais em relação a outros dispositivos orais no mercado. Uma das principais diferenças do NOA é que ele é personalizado para o paciente por meio de um processo de digitalização e impressão 3D da boca do paciente, que permite que o dispositivo seja mais confortável e adaptado à anatomia específica do paciente, reduzindo o risco de efeitos colaterais, como dor na mandíbula ou dentes soltos. Além disso, o NOA possui uma base de suporte de língua integrada, que ajuda a manter a língua posicionada corretamente e reduzir o risco de obstruções das vias aéreas superiores. Contudo, o tratamento mais adequado deve ser determinado por um profissional de saúde especializado em distúrbios do sono, levando em consideração as necessidades individuais do paciente.


Por outro lado, existem muitas mudanças no dia a dia que podem ajudar a melhorar a qualidade do sono, mesmo sem o uso de tratamentos orais ou outros dispositivos, como por exemplo: manter um horário de sono consistente, criar um ambiente de sono confortável, evitar dispositivos eletrónicos antes de dormir, evitar bebidas e alimentos estimulantes - como a cafeína, álcool e tabaco - antes de dormir, fazer atividades relaxastes antes de dormir, praticar exercício físico regular e gerir o stress - com técnicas de relaxamento e exercícios de respiração, por exemplo.

Leia Também: Saúde mental. Acesso a medicação "é sistematicamente diabolizado"

Embora a conscientização sobre os distúrbios do sono tenha aumentado nos últimos anos, ainda há muitas pessoas que não procuram ajuda para tratar seus problemas. Isso pode ser devido a uma variedade de fatores, como falta de acesso a profissionais de saúde, falta de conscientização sobre os tratamentos disponíveis e estigma em torno dos distúrbios do sono. No entanto, é importante destacar que há muitos recursos disponíveis para ajudar as pessoas que sofrem de distúrbios do sono, incluindo profissionais de saúde especializados em distúrbios do sono.

Também é importante que as pessoas sejam encorajadas a procurar ajuda quando estiverem enfrentando problemas de sono, especialmente se tiverem outros problemas de saúde que possam estar relacionados.

Leia Também: Muito provavelmente, nem desconfia que isto é sintoma de doença maligna

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório