Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Chegou a estação das limpezas! Falámos com especialistas (e temos dicas)

Aproveitar o início de uma nova estação, neste caso a primavera, para limpar e organizar a casa é uma ótima ideia, especialmente se tiver em conta as dicas que especialistas em limpeza e organização sugeriram ao Lifestyle ao Minuto.

Chegou a estação das limpezas! Falámos com especialistas (e temos dicas)

A chegada da primavera é a desculpa ideal para virar a casa ao contrário, arrumar, limpar e organizar tudo. Antes de começar, o melhor é criar uma lista de tarefas e, claro, ler com atenção as dicas que especialistas em organização e limpeza partilharam com o Lifestyle ao Minuto

De acordo com Rafaela Garcez, especialista em organização e autora, a primeira coisa a fazer é definir dia e horas para arrumar e marcar na agenda. Quando o momento chegar tente escolher uma "roupa confortável, abrir as janelas e pôr o telefone em silêncio para não nos distrairmos no processo".

Leia Também: Dicas de limpeza que lhe vão facilitar (e muito) a vida

A seguir, o melhor é agrupar, em apenas um local, todos os objetos da categoria que vai organizar, explica. Por exemplo, se o objetivo é organizar o armário, coloque a roupa toda em cima da cama.

Depois, é necessário selecionar cada coisa "questionando se ainda usamos aquele objeto e mantemos apenas o que nos é essencial". Por último, é necessário identificar o local onde vai guardar tudo, afirma. Para uma organização digna de profissional, recomenda usar organizadores como caixas e cestos, uma ótima forma de manter tudo em ordem.

Ao falar de cada divisão, a especialista aconselha que, no quarto, mais especificamente na organização da roupa, dobre as peças em envelope e as coloque na vertical para assim aproveitar melhor o espaço das gavetas.

Para as peças que devem ser penduradas, recomenda usar cabides iguais e colocados no mesmo sentido, "vai poupar-nos tempo e trazer-nos harmonia visual".

Já na casa de banho, mas também na cozinha, "devemos rever as validades dos produtos regularmente para não pormos em risco a nossa saúde, usar e abusar de caixas para organizar tudo por categorias e tornar o nosso dia a dia mais prático".

Leia Também: O ferro de engomar não desliza? Deixa nódoas? Quatro dicas de limpeza

Como a sala é o espaço onde, geralmente, se está durante mais tempo a conviver com a família, é necessário torná-la "acolhedora, livre de tralha e com objetos que nos tragam alegria".

Outra dica que Rafaela Garcez partilha e que tem impacto direto na rotina de limpeza da casa é libertar as superfícies de tralha. "Mesas, bancadas e espaços sem acumulação de objetos é o segredo para não perder demasiado tempo a limpar a casa e ganhar mais tempo para viver!"

Para que seja sustentável, ao longo do tempo, manter a casa organizada e arrumada, Rafaela diz que se deve "manter o compromisso de devolver todos os objetos ao seu local no final ou início do nosso dia".

Por forma a ganhar motivação e organizar tudo sem desistir a meio, "recomendo identificar todos os benefícios que nos vai trazer e visualizar a nossa vida numa casa organizada". Já para limpar a casa, indica que o melhor é colocar uns auscultadores e ouvir um podcast ou música. "São obrigações que devem ser vistas como pequenos rituais de autocuidado."

Leia Também: Há quanto tempo não lava o seu chuveiro? Veja quando deve limpá-lo

Anote estes truques infalíveis na hora de limpar

Quando o assunto se prende com limpezas, é a vez de Elsa Alves, diretora comercial da Wegho, empresa de limpezas domésticas, dar alguns conselhos. Então, antes de começar, faça uma lista das tarefas relacionadas com cada divisão da casa

Comece sempre de cima para baixo, ou seja, as primeiras coisas a limpar são o "teto, os candeeiros, os topos dos móveis, limpando as teias de aranha, as luzes e as prateleiras altas". Se o fizer a sujidade e o pó vão cair no chão que é limpo mais tarde. 

Além disto, a primavera é o momento ideal para arejar a casa, abrir e lavar as janelas, caixilhos e vidros. "Use um pano específico para a limpeza de vidros que pode ser facilmente adquirido em qualquer superfície comercial", recomenda. 

Não se esqueça de lavar ou limpar as cortinas, têxteis e os tapetes. Aliás, segundo a especialista, a primavera é uma ótima altura para fazer uma limpeza profunda aos tapetes ou até enviá-los para um serviço de limpeza profissional. 

Já na cozinha, aproveite para limpar todos os eletrodomésticos incluindo o frigorífico e o congelador. Os dias mais amenos são uma boa oportunidade para descongelar o último e limpá-lo completamente. Despensa e armários também não devem ser negligenciados

Para terminar, Elsa afirma que a primavera "é um bom momento para limpar a garagem e dar uma nova vida ao jardim, neste ponto a natureza dará o seu contributo".

Leia Também: Vinagre de limpeza é bom, mas não para toda a casa. Veja onde deve evitar

Os especialistas da Maxi Home Help, outra empresa de limpezas domésticas, também têm alguns conselhos para partilhar, como aproveitar um dia em que não está ninguém em casa para arrumar. Dizem ainda que os locais que merecem mais atenção durante uma limpeza profunda são os que têm esgotos, nomeadamente, as casas de banho, pias e varandas. 

Partilham ainda alguns truques caseiros, isto é, soluções naturais que pode fazer, com ingredientes que já tem casa. Por exemplo, "limpe o bolor das juntas dos azulejos com uma mistura de água com bicarbonato de sódio", é só fazer uma pasta e aplicar com a ajuda de uma escova de dentes antiga.

Já para limpar uma banheira encardida, recomendam que a encha com água, espalhe sal grosso e a esfregue com pedaços de laranja cortados. Assim, "a banheira, além de branca, fica a cheirar bem", garantem. 

Se quiser "limpar vidros e espelhos de forma eficaz use vinagre puro direto sobre o vidro e um pano macio (preferencialmente de microfibras)". A melhor forma de remover a ferrugem das torneiras é, segundo os especialistas, usar metade de um limão com um pouco de sal e esfregar nas zonas enferrujadas,

Como para limpar superfícies de granito em casa, como mesas, pias e balcões, todo o cuidado é pouco, os especialistas da Maxi Home Help recomendam uma mistura feita com duas chávenas de água, ¼ de chávena de álcool e cinco gotas de sabonete líquido. "Aplique por toda a superfície e depois seque com uma toalha delicadamente", rematam.

Leia Também: Sim, o colchão também precisa de ser aspirado. Veja como fazê-lo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório