Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

É muito provável que esteja a organizar (e limpar) mal o frigorífico

Anote as dicas de uma especialista em desperdício alimentar.

É muito provável que esteja a organizar (e limpar) mal o frigorífico
Notícias ao Minuto

17:01 - 15/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dicas de cozinha

A forma como se guarda os alimentos no frigorífico faz toda a diferença e tem influência direta na duração dos alimentos. Isto significa que é mesmo essencial saber organizar tudo e garantir que nada se estraga.

Para facilitar a tarefa Kate Hall, uma especialista em desperdício alimentar, recomendou algumas dicas, no jornal The Sun. Primeiro tem de verificar se o frigorífico está com a temperatura correta. 

Leia Também: Três soluções caseiras para eliminar o bolor da borracha do frigorífico

De acordo com a especialista, o eletrodoméstico deve estar sempre entre um e seis graus, já que se estiver mais frio, vai congelar os alimentos, e se estiver mais quente, tudo se estraga mais rápido. Além disso, também será mais eficiente se aspirar, regularmente, todos os filtros no interior e no exterior do frigorífico. Quanto a limpeza a recomendação é que faça uma mais profunda com água quente e sabão a cada três meses. 

Sobre a organização do frigorífico, aconselha a guardar carnes já cozinhadas, enchidos e restos de comida na prateleira superior, ou seja, a mais quente. "Os laticínios ficam no meio, inclusive o leite", acrescenta. Se o colocar na porta é provável que fique estragado mais rápido. Já a carne crua deve ficar no fundo.  

"Guarde geleias, queijos macios e sumos na porta e coloque frutas e legumes nas gavetas inferiores, assim vai protegê-los de odores."

Também diz que a capacidade do frigorífico nunca deve estar acima dos 75%. Assim o ar flui melhor. Recomenda ainda que tenha as etiquetas da validade visíveis e adicione  aos alimentos que não as têm. 

Para terminar, afirma que é importante deixar as sobras arrefecer, antes de as guardar no frigorífico, algo que vai impedir que uma série de bactérias se espalhem e prevenir odores desagradáveis. 

Leia Também: Frigorífico. 11 dicas geniais e super fáceis para remover os maus odores

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório