Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Cancro da mama. Novo tratamento mostra-se eficaz em casos mais graves

Um estudo publicado na revista Cancer Discovery revelou uma terapia capaz de eliminar células tumorais numa fase mais avançada. A investigação foi feita em pequenos ratos.

Cancro da mama. Novo tratamento mostra-se eficaz em casos mais graves
Notícias ao Minuto

09:14 - 14/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cancro da mama

Um estudo da Washington University School of Medicine, nos Estados Unidos, publicado na revista Cancer Discovery este mês de março, mostrou um novo tratamento promissor contra o cancro da mama. A investigação foi feita em pequenos ratos e conseguiu eliminar células tumorais em fases mais avançadas da doença.

A nova terapia combina dois métodos de tratamento e foi testada em animais com cancro da mama metastático, um estágio em que as células cancerígenas já se encontram espalhadas por outros órgãos do corpo.

Leia Também: Teste consegue detetar cancro na bexiga anos antes do diagnóstico

Por norma, este tipo de cancro é mais difícil de tratar e as terapias usadas apenas conseguem retardar a progressão da doença. Segundo o 'website' Health News, que cita um comunicado da Washington University School of Medicine, o tratamento promissor começa pelo bloqueio da molécula p38MAPK.

Numa segunda fase foi usada uma imunoterapia designada por OX40, que ativa as células, ou linfócitos, T, que estão presentes no sistema imunitário e respondem a vírus.

Os animais que receberam os dois tratamentos viram-se livres do cancro e estavam vivos ao fim de 80 dias. Já os que receberam apenas metade do tratamento viveram 60 dias.

"O estudo sugere que podemos usar estes dois tratamentos para direcionar essas metástases ósseas de uma maneira que se elimine o tumor, que se evite o regresso do cancro e também que a perda óssea durante este processo não aconteça", revela Sheila A. Stewart, uma das responsáveis pelo estudo.

O 'website' Health News explica que os cientistas pretendem numa próxima fase desenvolver ensaios clínicos em humanos através desta terapia.

Leia Também: Sintomas de cancro do ovário que se manifestam de forma precoce

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório