Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Falta de vitamina B12. Provavelmente desconhece este sintoma angustiante

Manifesta-se em casos graves.

Falta de vitamina B12. Provavelmente desconhece este sintoma angustiante
Notícias ao Minuto

22:33 - 06/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

A degeneração da medula espinal é um sintoma neurológico conhecido da deficiência de vitamina B12, que ocorre devido à desmielinização dos nervos. Manifesta-se quando não existe mielina - uma camada de gordura que reveste as fibras nervosas - suficiente. A perda de controlo da bexiga é uma das consequências.

Leia Também: A popular bebida que tem sempre em casa e faz maravilhas pelo fígado

A National Association for Continence, uma organização norte-americana que se dedica a melhorar a vida de doentes com incontinência, explica que qualquer lesão na medula espinal é suscetível de impedir a comunicação entre os nervos da coluna vertebral que controlam a função da bexiga e do intestino. "Isto resulta numa disfunção da bexiga ou do intestino que é denominada bexiga neurogénica ou intestino neurogénico."

Devido aos baixos níveis de vitamina B12 no sangue, os glóbulos vermelhos também podem cair para níveis perigosos, o que pode resultar em complicações como hemorragia intestinal e perda do controlo da bexiga.

Leia Também: Risco de diabetes vê-se na pele. É a este sinal que deve prestar atenção

Além disso, o pavimento pélvico, que inclui colagénio, elastina e músculo liso, é essencial na prevenção da incontinência urinária. Isto significa que níveis baixos de vitamina B12 podem também estar envolvidos na incontinência urinária através da interrupção da produção de colagénio no sangue.

Um estudo publicado no Journals of Gerontology, a que o jornal Daily Express teve acesso, revela que um grupo de investigadores detetou incontinência, urinária ou fecal, em 41% de indivíduos com carência de vitamina B12. Os resultados da investigação sugerem que "a vitamina B12 a níveis de 300 picogramas por mililitro ou menos não estão associados a incontinência urinária isolada ou incontinência fecal isolada, mas podem desempenhar um papel na dupla incontinência".

Leia Também: Cancro. Sinal de alerta no andar pode surgir anos antes do diagnóstico

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório