O psicólogo John Gottman é o autor do livro ‘What Predicts Divorce?’. Na obra revela alguns dos principais motivos que podem levar ao fim das relações. Identifica quatro pontos, mas há um que sobressai: o desprezo. O livro foi escrito com base no estudo de mais de 40 mil casais.
Por desprezo aponta o expressar falta de respeito para com o parceiro, como um revirar de olhos ou ridicularizar. As psicólogas e sexólogas Jessica Griffin e Pepper Schwartz analisaram para o canal CNBC algumas das conclusões desta obra.
"Desprezo é mais do que crítica ou dizer algo negativo. É quando um parceiro afirma que é mais inteligente, tem uma melhor moral ou simplesmente é um ser humano melhor que o outro", revelam.
Leia Também: Atividades para fazer com os miúdos - e que não envolvem ecrãs
"Não é apenas mau para os relacionamentos, também é prejudicial a saúde. Precisamos uns dos outros para sobreviver. O desprezo corta e ameaça esses laços com outras pessoas."
Como forma de acabar com o desprezo numa relação, explicam em primeiro lugar é preciso identificar e partilhar os sentimentos negativos. Depois, parte do processo passa por criar uma cultura da valorização.
"Idealmente, queremos que declarações e gestos positivos superem os negativos. A proporção 'mágica' é de pelo menos cinco declarações ou sentimentos positivos para um negativo", continuam.
Leia Também: Tem adolescentes em casa? Psicóloga explica como deve lidar com namoros