Se tem aveia em casa, é provável que a use para receitas como 'smothies', bolos ou simplesmente numa taça com leite ao pequeno-almoço. A verdade é que este ingrediente pode trazer benefícios às plantas que tem em casa e ser usado como um fertilizante natural.
O agricultor Dennis Sons explicou ao 'website' Home and Gardens que esta é uma tendência que já tem vários anos e até era usada em jardins públicos. No caso fala-se de farinha de aveia.
"No início dos anos 1900 aquecia-se água num fogão a lenha e colocava-se a farinha de aveia por cerca de cinco minutos. Depois, coar-se com uma gaze e o líquido era usado à volta de plantas de casa e em jardins", explicou.
Leia Também: As suas plantas não sobrevivem? Veja o que está a fazer mal
Refere que são três os nutrientes que a aveia tem que vão ajudar as plantas: nitrogénio, fósforo e potássio. Também o magnésio, o cálcio, o cobre e o zinco são elementos vitais.
"A aveia também contém um tipo único de fibra que nutre e restaura as bactérias saudáveis no solo. Essa bactéria ajuda a decompor a matéria orgânica do solo, tornando-a disponível para as plantas", conta a jardineira Daniela Rey.
Explica que, além do líquido que resulta de a ferver, a farinha de aveia pode ser colocada diretamente por cima do solo. "À medida que se decompõe, libera nutrientes, como um fertilizante de liberação lenta que pode durar vários meses", continua Daniela Rey.
Os especialistas advertem ainda que nem todas as plantas são indicadas a receber este tipo de fertilizante. Existem espécies mais delicadas que podem não gostar desta nutrição extra. Importa ainda estar atento ao aparecimento de pragas, uma vez que a aveia pode ser entendida como comida para alguns animais.
Leia Também: Respire melhor em casa com a ajuda destas 12 plantas