Qual foi a última vez que limpou o seu aspirador? E não estamos a falar só de trocar o saco, que é o mais óbvio. Os vários acessórios que o compõem também precisam de fazer parte de uma rotina de limpeza.
Segundo o 'website' House Digest, as paredes do tudo do aspirador, por exemplo, acabam por acumular pó, mofo e bactérias. Podem estar a causar problemas respiratórios e alergias sem saber.
Também a parte aspirador que está mais em contacto com o chão, e com a sujidade, deve ser limpa com alguma frequência. No meio das escovas acabam por ficar agarrados vários detritos que têm de ser retirados.
Leia Também: O ferro de engomar não desliza? Deixa nódoas? Quatro dicas de limpeza
Se, neste caso, verificar muita sujidade, pode cortar parte dos pelos da escova com uma tesoura e passar um spray desinfetante em seguida.
O 'website' refere que deve esvaziar o saco a cada utilização e não esperar que fique cheio, já que pode afetar a forma como o equipamento trabalha. Se não o fizer a cada uso, faço-o, pelo menos, quando o saco está a meio ou a dois terços. Evite deixar que fique completo.
Os filtros são outra das peças a ter em conta. Devem ser retirados uma mês por mês. Sacuda-o, passe por água fria e volte a colocá-lo. Os outros acessórios podem também ser lavados com água.
Leia Também: Esqueça os panos. Estas quatro plantas ajudam a acabar com o pó em casa