Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 33º

Top 10 Vinhos Portugueses. Madeira, Açores, Dão e Almeirim distinguidos

Até domingo no Palácio da Bolsa, no Porto, a 19.ª edição Essência do Vinho reúne mais de quatro vinhos, em prova livre, de 400 produtores.

Top 10 Vinhos Portugueses. Madeira, Açores, Dão e Almeirim distinguidos
Notícias ao Minuto

23:09 - 24/02/23 por Lusa

Lifestyle Vinho

Um vinho da Madeira com 50 anos, um Arinto dos Açores, um Alfrocheiro do Dão e um Fernão Pires de Almeirim são os grandes vencedores do Top 10 Vinhos Portugueses do 19.º Essência do Vinho, anunciou a organização.

Constituído por três vinhos fortificados, três brancos, três tintos e um colheita tardia, o top 10 daquela que é a 19.ª edição do evento, a decorrer até domingo no Porto, resulta de provas cegas feitas por um júri internacional de quatro dezenas de especialistas a cerca de 60 amostras, explica em comunicado.

Nos fortificados, o mais bem pontuado pelo júri foi o vinho da Madeira Frasqueira Blandy´s Bual 1972, seguindo-se o vinho do Porto Sandeman Old Tawny 50 anos e o Adega de Favaios Moscatel do Douro Colheita 1989.

Da ilha do Pico, Pé do Monte Reserva Arinto dos Açores 2020, produzido por Cinzia Caiazzo e Gianni Mancassola, alcançou o primeiro lugar por entre os vinhos brancos, onde se destacaram também Vinha dos Utras 2020 (Açores), no segundo lugar, e Quinta da Rede Reserva da Família 2012 (Douro), no terceiro.

De entre os vinhos tintos provados, o Líquen Alfrocheiro 2020, elaborado no Dão pelo enólogo e produtor João Cabral de Almeida, obteve a mais elevada pontuação, seguido pelo Tecedeiras Único 2019 (Douro) e o Encosta do Sobral Grande Reserva 2019 (Tejo).

Por entre os colheita tardia sujeitos a prova, o vinho Falcoaria Colheita Tardia 2016, obtido a partir da casta Fernão Pires em Almeirim, alcançou o maior destaque.

Até domingo no Palácio da Bolsa, no Porto, a 19.ª edição Essência do Vinho reúne mais de quatro vinhos, em prova livre, de 400 produtores. O evento encerra também a 1.ª edição da Wine & Travel Week, feira profissional de enoturismo no Porto que se quer afirmar internacionalmente como um fórum de reflexão e análise de casos de sucesso, promovendo um conjunto de visitas técnicas pelas sete regiões de turismo portuguesas.

Leia Também: Pague 25 euros e prove centenas de vinhos este fim de semana no Porto

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório