Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Não ignore esta mudança nas suas fezes. É sinal de doença incurável

Há alterações que podem ser um indicador de cirrose em fase terminal, a mais grave de uma doença chamada esteatose hepática.

Não ignore esta mudança nas suas fezes. É sinal de doença incurável
Notícias ao Minuto

21:03 - 22/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças hepáticas

Fezes longas e de coloração escura são, segundo o NHS inform, um sintoma de cirrose hepática, uma doença que conduz à destruição do fígado, sendo que este carcinoma apresenta elevada mortalidade se for diagnosticado numa fase tardia.

Leia Também: Ver para crer. Este é um sintoma de cancro do intestino em 89% dos casos

Esta é a quarta e última fase da esteatose hepática, uma patologia conhecida como fígado gordo, que está ligada à obesidade e diabetes. Porém, a maioria das pessoas só sabe que tem excesso de gordura no fígado depois de realizar uma ecografia ao órgão por outros motivos. 

A doença manifesta-se habitualmente quando já é tarde demais. "Os danos causados pela cirrose não conseguem ser revertidos e podem eventualmente tornar-se tão extensos que o o fígado deixa de funcionar. A isto chama-se insuficiência hepática", pode ler-se no portal NHS inform. Se além de mudanças nas fezes notar sangue no vómito, deve procurar ajuda médica urgente.  

Leia Também: Colesterol perigosamente alto? Siga estas dicas simples e evite o pior

Outros sintomas comuns de cirrose incluem fraqueza, perda de peso e massa muscular, icterícia (pele amarelada devido à acumulação de bilirrubina no sangue), perda de libido (desejo sexual), a facilidade de se fazerem hematomas devido à falta de fatores de coagulação, que deveriam estar a ser produzidos pelo fígado, e, entre outros,  ascite (distensão do abdómen por acumulação de líquido).

A melhor forma de prevenir a esteatose hepática e as suas consequências É ter atenção ao peso a mais, manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercício físico regular e deixar de fumar. 

Leia Também: Vá ao médico. Estes sintomas são comuns em doentes com cancro agressivo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório