Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Primavera/verão. Como decorar a casa? Apontamentos que fazem a diferença

Artigo patrocinado por hôma

Não precisa de ser um expert em decoração de interiores para ter a sua casa em linha com as principais tendências da estação. Tal como não necessita de um projeto decorativo complexo para que tal seja possível. Há pequenos apontamentos decorativos presentes nas coleções de primavera/verão de 2023 que poderá com facilidade adaptar ao ambiente lá de casa e assim fazer a diferença. Mostramos-lhe quais.

Primavera/verão. Como decorar a casa? Apontamentos que fazem a diferença
Notícias ao Minuto

10:00 - 13/04/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

Não, o verão não é uma miragem, embora a primavera siga o seu curso algo tímida desde a ainda recente estreia. Apesar do ritmo mais vagaroso, vai, de resto, fornecendo algumas pistas que deixam adivinhar que, não tarda, o bom tempo vem mesmo para se estabelecer.

A hora mudou, os dias estão mais compridos e o (bom) humor acompanha a tendência. Sim, o sorriso desenha-se nos rostos com mais facilidade, andamos de bem com a vida - ou pelo menos aparentemente melhor do que vinha a ser o padrão timbrado pelo inverno -, sonhamos com as férias e já mal podemos esperar para fazer das idas à praia rotina.

Entretanto, enquanto esperamos por que as condições ideais se reúnam para que possamos acertar contas com o bronze, podemos ir declarando aberta a época estival dentro das nossas próprias casas! Como? Através de pequenos apontamentos de decoração que convoquem essa energia e passíveis de fazerem toda a diferença. Espreite as sugestões da hôma - Happy Home Living.

Diga-nos que de que estilo gosta, dir-lhe-emos como decorar

Concordamos que, em matéria de decoração, há elementos com potencial de transformar a atmosfera sem que tenhamos de levar a cabo grandes alterações. Mas, para aqueles que não são profissionais da área, há, por certo, dúvidas que se impõem: afinal, que objetos são esses? Como fazer as escolhas certas? Ora, poderá começar por se inspirar em coleções de estação que ditam as principais tendências decorativas, sendo, em princípio, um excelente guia que não atraiçoa. 

E para esta primavera/verão não faltam opções que poderá adequar às suas preferências e ao estilo decorativo predominante em sua casa. Do étnico ao contemporâneo, passando pelo mais rústico, vejamos com mais detalhe cada um dos estilos de que se poderá socorrer para revestir a sua casa da aura certa para esta estação.

Primavera/verão, como de resto já mencionámos, rima com férias e, consequentemente, com praia e com uma maior descontração. A nossa disposição pede convívio, preferencialmente no exterior. Saudades de partilhar uma bebida com os amigos ao final da tarde, depois de um dia agitado de mergulhos? Nada, pois, como pôr a casa a combinar com estado de espírito mais boémio. 

Para esse efeito, os materiais naturais prometem ser os seus maiores aliados. Falamos do bambu e da corda, mas também do vime e do junco. Candeeiros e espelhos, por exemplo, habilitam-se a ser os candidatos perfeitos para tornar estes materiais protagonistas.

Notícias ao Minuto © hôma  

Almofadas decorativas com uma orientação mais étnica alicerçada nos têxteis também se enquadram lindamente neste conceito, bem como tapeçaria com a qual poderá não só adornar o chão como também as paredes.

Notícias ao Minuto © hôma  

Peças de cerâmica mais rústicas podem ainda revelar-se com facilidade o elemento 'uau' que procura para selar o ambiente decorativo que remeta para primavera/verão.

Aposte nos brancos, cinzas claros, azuis e beges. Um toque de ouro na decoração será a chave que falta para fechar a atmosfera se se quer doce e pacífica.

E depois do étnico? O contemporâneo...

Mas se a sua onda a nível de decoração navega antes por mares mais contemporâneos, também temos soluções decorativas que encaixam na narrativa da estação. Neste caso, convocamos para o jogo da decoração lá de casa elementos que remetem para um ambiente art déco.

Formas geométricas são bem-vindas, assim como padrões que invoquem a natureza, com motivos vegetais ou folhagens. Diga sim às riscas numa composição decorativa citadina mas nem por isso menos refrescante, que se pretende envolvente, macia e a gritar elegância.  

Notícias ao Minuto © hôma  

Alguns móveis de apoio, cadeiras ou mesmo bancos podem ser suficientes para imprimir a tónica decorativa que tem em mente. Mas também certos candeeiros podem ter uma palavra a dizer, à semelhança, uma vez mais, dos têxteis - em particular os têxteis de cama.

Em termos de paleta cromática, a dar o mote encontramos tons terrosos, verde oliva, preto, beges, cinzentos, e ainda a conjugação vencedora entre branco e camel que garante um look chique e ao mesmo tempo pautado por simplicidade. No fundo, o clássico reclama aqui um pendor luxuoso, formando uma combinação que tem tudo para funcionar nesta primavera/verão.

...sem esquecer o rústico

Para os apreciadores do estilo rústico, as tendências da estação também dão resposta ao seu perfil. Recorrendo a uma linguagem decorativa mais poética e carregando reminiscências de vilas e aldeias, apelam à tradição e à família.

Entramos no universo do bucólico, da vida campestre e da calma a ela associada, que as flores estão convidadas a integrar, designadamente através de estampas e padrões, fazendo companhia às riscas.

Notícias ao Minuto © hôma  

Além dos têxteis, certos elementos de cozinha também se compadecem com esta inspiração. O vime é rei e os cestos ganham novas (e úteis) funções. Mas não só. Também loiças e outros acessórios de cozinha podem ser peões neste xadrez decorativo.

Mesas e cadeiras, roupeiros e mesmo camas são peças de mobiliário que, sendo feitos à base de materiais naturais, igualmente se coadunam com esta decoração em jeito de casa de charme. Aliás, tal como os repetentes candeeiros, espelhos e almofadas decorativas que efetivamente são capazes de marcar pela diferença.

Por fim, tons quentes, beges, castanhos e cinzentos escuros e claros são os tons chamados a pontuar esta composição decorativa que tem tanto de inspiracional como de nostálgica.

Feito que está o périplo por pequenos apontamentos de decoração que podemos encontrar nas coleções de primavera/verão deste ano, adaptá-los em sua casa sem que tal ofereça grande dificuldade está à distância de uma visita a uma loja hôma - Happy Home Living!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório