Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Psoríase também pode afetar as unhas. Saiba como tratá-la

É conhecida por psoríase ungueal e existem formas de a aliviar.

Psoríase também pode afetar as unhas. Saiba como tratá-la
Notícias ao Minuto

08:39 - 20/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Psoríase ungueal

A psoríase é uma doença crónica de pele que também pode afetar as unhas. Neste caso específico é chamada de psoríase ungueal. Em momentos de surtos, a situação pode complicar-se, mas existem formas de a tratar.

Segundo o 'website' The List, além da parte estética, a psoríase pode levar a sangue nas unhas, dores, corrosão ou até descoloração. A National Psoriasis Foundation, dos Estados Unidos, refere que metade das pessoas que sofrem de psoríase acabam por ter esta condição.

Leia Também: Tem as unhas amarelas? Saiba o que podem significar

Não existe uma cura específica, mas há formas de controlar sintomas e evitar que piorem. A American Academy of Dermatology Association, também dos Estados Unidos, diz que tratamentos a laser e alguns medicamentos podem ser a solução.

Os cremes com esteroides são mais indicados para quem tem sintomas mais leves ou quando está numa fase inicial. Terapias alternativas com vitamina D são apontadas como outras das alternativas para tratar esta condição.

Quem sofre de psoríase ungueal deve ter alguns cuidados redobrados e manter sempre as mãos e as unhas hidratadas. Neste caso, são desaconselhadas as unhas postiças, que vão acabar por piorar os sintomas.

As unhas devem ser mantidas curtas e também não as deve roer. A dermatologista Purvisha Patel explicou ao The List para manter uma alimentação rica em peixes gordos, frutos secos, sementes e alimentos ricos em ómega-3. Cortar no açúcar, no glúten e na lactose são outras das dicas que deixa.

Leia Também: Secadores de unhas de luz ultravioleta danificam ADN e provocam mutações

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório