Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

O sinal de demência insuspeito que surge até 30 anos antes do diagnóstico

Procure ajuda médica.

O sinal de demência insuspeito que surge até 30 anos antes do diagnóstico
Notícias ao Minuto

17:30 - 16/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças neurológicas incapacitantes

Como em qualquer outra doença, quanto mais cedo for diagnosticada, mais hipóteses existem de haver um melhor acompanhamento. Com as doenças neurodegenerativas não é diferente. A Organização Mundial da Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo e prevê que este número possa chegar aos 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. O Alzheimer e a demência de corpos de Lewy são as duas demências mais frequentes. 

Leia Também: Estes medicamentos (populares) disparam em 79% o risco de demência

Parecida ao Alzheimer, a demência de corpos de Lewy é causada pela degeneração e morte das células cerebrais. Causa violentas alterações de humor, alucinações visuais, rigidez ou tremores (parkinsonismo). O ator Robin Williams, que morreu em 2014, tinha sido diagnosticado com a doença.

Em 2013, a Mayo Clinic encontrou uma forte ligação entre uma perturbação no ciclo do sono, com a interrupção do sono REM, a fase em que ocorrem os sonhos, e a demência de corpos de Lewy. Segundo os especialistas da clínica norte-americana, este é o preditor mais relevante de demência.

O relatório, apresentado  na reunião anual da Academia Americana de Neurologia em San Diego, nos Estados Unidos, afirma o risco é cinco vezes maior para estes indivíduos. "Pode surgir três décadas ou mais antes do diagnóstico", sobretudo em homens.

Leia Também: Atenção a este sintoma de cancro do pâncreas (afeta 75% dos doentes)

Ainda assim, os especialistas lembram que nem todas as pessoas com interrupção do sono REM irão ter demência de corpos de Lewy. O que a análise da Clínica Mayo descobriu é que 75 a 80% dos homens (na base de dados da clínica) com este tipo de demência apresentavam justamente este distúrbio do sono. 

Recorde-se que a demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço.

Leia Também: Colesterol perigosamente alto vê-se nos olhos. Fique atento a este sinal

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório