Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Será Alzheimer? Sete sinais que devem preocupá-lo (e não deve esquecer)

O neurologista João Carlos Lobato Moraes, da Clínica Censo, no Brasil, deixa o alerta.

Será Alzheimer? Sete sinais que devem preocupá-lo (e não deve esquecer)
Notícias ao Minuto

22:26 - 15/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças neurológicas incapacitantes

O que é que estava a fazer? Onde coloquei as chaves?  Não, estas dúvidas não surgem a todos nós à medida que envelhecemos. Perdas de memória frequentes merecem que marque uma consulta. Em alguns casos, pode ser sintomas de Alzheimer, uma doença neurodegenerativa que causa perda de memória e declínio cognitivo progressivos, perturbações da linguagem e até dificuldade em realizar tarefas como pagar contas e lidar com o dinheiro, e que é a forma mais comum de demência. 

Leia Também: Atenção a este sintoma de cancro do pâncreas (afeta 75% dos doentes)

O que talvez também não saiba é que está provado que cerca de 40% das demências, como o Alzheimer podem ser prevenidas ou atrasadas. "Excluídas as formas 'tratáveis' (reversíveis) de demência – daí a importância de um diagnóstico rigoroso – as restantes formas poderão ser minoradas ou atrasadas na sua evolução. Para tal, além das medidas gerais de promoção de hábitos de vida saudável e redução dos comportamentos de risco – 'o que é bom para o coração, é bom para o cérebro' – importa estimular a atividade física, cognitiva e social. Falo, por exemplo, de uma boa saúde vascular, com controlo da tensão arterial, compensação dos défices sensoriais, visuais e auditivos, da redução da exposição a ambientes poluídos (incluindo o fumo passivo do tabaco) e do consumo de álcool, prevenção de quedas com traumatismo cranioencefálico e do controlo do peso", explicou António Leuschner, coordenador da comissão executiva do Plano Nacional da Saúde para as Demências, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto.

Com isto em mente, e para que nada fique por esclarecer, o neurologista João Carlos Lobato Moraes, da Clínica Censo, no Brasil, partilhou com o jornal Metrópoles alguns dos sintomas desta doença. Veja abaixo:

Leia Também: Esqueça tudo o que sabe. Afinal, este é o número de horas que deve dormir     

1- Perda de memórias recentes;

2- Dificuldade em realizar tarefas simples;

3- Trocar objetos de lugar;

4- Fazer a mesma pergunta várias vezes;

5- Desorientação em locais conhecidos;

6- Alterações da linguagem;

7- Alterações do humor e de personalidade, bem como irritabilidade inexplicável, interpretações erradas, isolamento, desconfiança e perda de empatia.

Recorde-se que demência, um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço Para a maioria não existe tratamento, nem uma forma definitiva de prevenir a demência, e as perspectivas são más. A Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. 

Leia Também: Estes medicamentos (populares) disparam em 79% o risco de demência

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório