Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Lousã promove XI Festival Gastronómico da Chanfana em 19 restaurantes

O festival começa na sexta-feira e termina no dia 26 de fevereiro.

Lousã promove XI Festival Gastronómico da Chanfana em 19 restaurantes
Notícias ao Minuto

15:55 - 13/02/23 por Lusa

Lifestyle Festival gastronómico

O município da Lousã, no distrito de Coimbra, promove a partir de sexta-feira o XI Festival Gastronómico da Chanfana, que atrai anualmente milhares de pessoas.

"Estes festivais gastronómicos são uma aposta muito importante, porque todos temos consciência da valia gastronómica na ativação da dinamização da procura turística, nomeadamente no mercado nacional", disse hoje o presidente da autarquia, Luís Antunes, em conferência de imprensa.

Leia Também: Carnaval da Neve anima Covilhã com bailes, desfiles e concertos

O evento, que vai decorrer até dia 26, "tem despertado a atenção de muitos comensais e registado uma procura muito significativa", realçou o autarca, que destacou a participação "expressiva" de 19 restaurantes.

Segundo Luís Antunes, os restaurantes aderentes têm reportado um volume significativo de visitantes que procuram uma experiência gastronómica no concelho, que, juntamente com os de Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares e Penela, constituem a marca Terras da Chanfana.

O prato, confecionado com carne de cabra assada em vinho tinto em forno de lenha, integra a Mesa das Terras das Chanfana, que, em 2018, foi uma das vencedoras do concurso 7 Maravilhas de Portugal.

Para Ana Souto, da Dueceira, entidade que gere a marca comum aos quatro concelhos, "as Terras da Chanfana representam a identidade de um território e, sobretudo, todo o património que se vai desenvolvendo e valorizando".

Leia Também: Tábua promove Feira de Queijos e Sabores da Beira com 120 expositores

O evento, segundo Carina Rodrigues, da Associação Empresarial Serra da Lousã, parceira na organização, "tem vindo cada vez mais a ter um peso na atração turística para a Lousã".

"A chanfana representa a nossa cultura e uma herança que temos preservado, continuando a respeitar os ingredientes base", disse a representante, salientando o aumento exponencial em cada edição do número de restaurantes aderentes.

O XI Festival Gastronómico da Chanfana da Lousã vem na sequência da Semana da Chanfana, que decorreu em janeiro em Vila Nova de Poiares, e antecede a Semana da Chanfana de Miranda do Corvo, que se vai realizar em abril.

Em todos os restaurantes aderentes, os visitantes terão direito a uma caçoila em miniatura com a receita da chanfana, de forma que a iguaria gastronómica possa ser confecionada em casa, "consolidando assim a notoriedade do prato".

Em cada mesa dos estabelecimentos vai estar também um inquérito, que permite aos organizadores aferir da satisfação dos comensais e corrigir em futuras edições eventuais lacunas.

O preenchimento do inquérito, que avalia o festival, a refeição e o atendimento, habilita os participantes a diversos prémios, que incluem estada em unidade de alojamento, refeição, passeio em 'tuk tuk' e produtos endógenos, como mel da Serra da Lousã e o vinho de Foz de Arouce.

Leia Também: Fumeiro e agricultura biológica em destaque na Feira de Sabores de Chaves

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório