Depois da estreia da série 'The Last of Us', da HBO, ter chamado à atenção da sociedade para a possibilidade de uma pandemia causada por fungos e de a Organização Mundial da Saúde ter alertado há meses para o aumento de espécies resistentes aos medicamentos disponíveis, um grupo de cientistas da Universidade da Geórgia, no Estados Unidos, anuncia que está um passo mais perto de criar a primeira vacina capaz de proteger humanos de três fungos perigosos.
Em causa estão o Aspergillus, Candida e Pneumocystis. O Cordyceps, responsável pela pandemia na série, existe, mas não infeta humanos, apenas insetos.
Leia Também: Pasme-se. O fungo que aparece na série 'The Last Of Us' existe mesmo
Os resultados preliminares do estudo foram publicados na revista científica PNAS Nexus. Através de testes realizados em ratos de laboratório e macacos, os cientistas descobriram que a vacina aumentou significativamente as hipóteses de sobrevivência de animais imunizados que tiveram contato com os fungos. Foi observado um aumento de anticorpos protetores contra todos os três patógenos.
Num comunicado partilhado pelos jornais internacionais, a cientista responsável pelo estudo, Karen Norris, mostra-se confiante quanto à descoberta, sublinhando que a nova vacina tem potencial para "ser inovadora em relação a infeções fúngicas invasivas".
Leia Também: Esqueça tudo o que sabe. Afinal, este é o número de horas que deve dormir
Os três patógenos usados no estudo são responsáveis por mais de 80% das infecções mortais causadas por fungos. Os cientistas pretendem desenvolver ainda mais a vacina para receber a autorização para testes em humanos.
As infeções por fungos atacam pessoas que estão com o sistema imunitário enfraquecido, o que normalmente acontece com doentes internados. Como tal, costumam ser mais frequentes em ambiente hospitalar.
Leia Também: Inflamatória e anticancro. Bebida que tem sempre em casa dá anos de vida