Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Boas notícias. Cientistas avançam na criação da 1.ª vacina contra fungos

Segundo investigadores norte-americanos, a fórmula é eficaz contra três tipos de fungos perigosos.

Boas notícias. Cientistas avançam na criação da 1.ª vacina contra fungos
Notícias ao Minuto

08:21 - 09/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Depois da estreia da série 'The Last of Us', da HBO, ter chamado à atenção da sociedade para a possibilidade de uma pandemia causada por fungos e de a Organização Mundial da Saúde ter alertado há meses para o aumento de espécies resistentes aos medicamentos disponíveis, um grupo de cientistas da Universidade da Geórgia, no Estados Unidos, anuncia  que está um passo mais perto de criar a primeira vacina capaz de proteger humanos de três fungos perigosos.

Em causa estão o Aspergillus, Candida e Pneumocystis. O Cordyceps, responsável pela pandemia na série, existe, mas não infeta humanos, apenas insetos.

Leia Também: Pasme-se. O fungo que aparece na série 'The Last Of Us' existe mesmo

Os resultados preliminares do estudo foram publicados na revista científica PNAS Nexus. Através de testes realizados em ratos de laboratório e macacos, os cientistas descobriram que a vacina aumentou significativamente as hipóteses de sobrevivência de animais imunizados que tiveram contato com os fungos. Foi observado um aumento de anticorpos protetores contra todos os três patógenos.

Num comunicado partilhado pelos jornais internacionais, a cientista responsável pelo estudo, Karen Norris, mostra-se confiante quanto à descoberta, sublinhando que a nova vacina tem potencial para "ser inovadora em relação a infeções fúngicas invasivas".

Leia Também: Esqueça tudo o que sabe. Afinal, este é o número de horas que deve dormir

Os três patógenos usados no estudo são responsáveis por mais de 80% das infecções mortais causadas por fungos. Os cientistas pretendem desenvolver ainda mais a vacina para receber a autorização para testes em humanos.

As infeções por fungos atacam pessoas que estão com o sistema imunitário enfraquecido, o que normalmente acontece com doentes internados. Como tal, costumam ser mais frequentes em ambiente hospitalar. 

Leia Também: Inflamatória e anticancro. Bebida que tem sempre em casa dá anos de vida

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório