Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Sim, existe uma forma correta de cancelar planos. Cientistas explicam

Eis os resultados de um estudo feito nos Estados Unidos.

Sim, existe uma forma correta de cancelar planos. Cientistas explicam
Notícias ao Minuto

23:40 - 07/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Relações

Cancelar planos com amigos ou família nunca é fácil, no entanto, um novo estudo, feito na Universidade de Michigan State, Estados Unidos, diz que existe uma forma correta de o fazer e que não 'magoa' ninguém. É muito simples, explicam, só precisa de ser honesto. 

É que, graças a esta investigação, descobriu-se que "a maioria das pessoas não se importa se precisar cancelar - elas não se sentem particularmente mal e entendem que as coisas acontecem”, disse William Chopik, autor principal do estudo, citado no Huffpost, agregador de blogues.

Leia Também: As queixas mais comuns de quem partilha casa

Além disso, os cientistas dizem que explicações complexas e muitos pedidos de desculpa não são necessários. "No geral, as pessoas querem apenas um aviso prévio e uma simples chamada ou mensagem chegam", acrescenta.

As conclusões resultam de uma análise que envolveu um questionário respondido por mais de 1.100 indivíduos. Responderam a perguntas sobre como prefeririam que alguém cancele planos, as emoções negativas que sentem quando alguém os rejeita, assim como os seus critérios para distinguir entre motivos 'bons' e 'maus'.

80% dos indivíduos analisados disseram que cancelar planos não afetaria a sua amizade e a maioria relatou níveis baixos de tristeza, nestes momentos, que foram mais altos quando um amigo próximo cancelava.

Além disso, a maioria disse que ficaria irritada se soubesse que o motivo era uma mentira e, muitos outros, ficavam irritados quando alguém cancela em cima da hora 

Já na lista sobre o que não deve mesmo dizer incluem-se coisas como explicar que se "tem uma oferta melhor ou dar um motivo que acaba por não ser verdade.”

"A menos que o motivo do cancelamento seja particularmente repugnante e prejudique os sentimentos dos seus amigos, ser honesto e fazer isso com antecedência como cortesia é uma algo inteligente", concluiu o autor. 

Leia Também: O que leva as pessoas a fazer 'flirt'? Um psicólogo responde

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório