Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

O sintoma súbito que pode manifestar-se uma semana antes de um AVC

Jamais ignore os sinais.

O sintoma súbito que pode manifestar-se uma semana antes de um AVC
Notícias ao Minuto

19:38 - 07/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Acidente vascular cerebral

Especialistas da Cardiac Arrest, no Reino Unido, citados pelo jornal Daily Express, explicam que algumas pessoas podem manifestar inúmeros sinais de alerta "vários dias antes" de um acidente vascular cerebral (AVC), que consiste na interrupção súbita na circulação sanguínea para o cérebro e que, segundo a Direção-Geral da Saúde, é a primeira causa de morte e de incapacidade permanente em Portugal. 

Leia Também: Colesterol perigosamente alto vê-se nos olhos. Fique atento a este sinal

Segundo a clínica britânica, cerca de 43% das pessoas apresentaram sintomas de um acidente isquémico transitório (AIT), muitas vezes apelidado de 'mini AVC' ou 'princípio de AVC',  uma semana antes de um AVC.

A rede de saúde CUF explica que um AIT "é um bloqueio temporário e de curta duração - habitualmente, de menos de cinco minutos - do fluxo sanguíneo para o cérebro ou medula espinhal" Pelo facto de não causar danos permanentes - ainda que, à semelhança de um AVC, possa afetar a fala, a visão ou os movimentos de determinadas partes do corpo - faz com que seja menosprezado.

No entanto, alerta, "o AIT é na verdade um aviso e pode frequentemente preceder um futuro acidente vascular cerebral - possivelmente, nas horas ou dias seguintes -, devendo ser encarado com seriedade e como uma oportunidade de atuar na sua prevenção".

Leia Também: Estes medicamentos (populares) disparam em 79% o risco de demência

Mas, afinal, que sintomas são estes para os quais a Cardic Arrest alerta? Delírio súbito é um deles, segundo um estudo publicado na American Academy of Neurology.

O Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS na sigla inglesa) acrescenta que estes doentes também podem sentir desorientação, dificuldades de concentração e falhas de memória. "Tente perguntar à pessoa o seu nome, a sua idade e a data em que estamos. Se lhe parecerem inseguros ou não conseguirem responder, provavelmente precisam de ajuda médica", aconselha o NHS.

Leia Também: 'Assassino silencioso'. Não desvalorize estes sintomas precoces de cancro

As causas de um AIT são as mesmas que as de um AVC isquémico, o tipo mais comum de AVC, em que um coágulo, habitualmente, devido a aterosclerose (a acumulação de placa nas artérias) bloqueia o fornecimento de sangue para uma determinada zona do cérebro. Um AIT "dura apenas alguns minutos e a maioria dos sinais e sintomas desaparece no período de uma hora, podendo raramente durar até 24 horas", refere a CUF.

Para prevenir um AIT, deve fazer consultas com regularidade; não fumar, limitar o consumo de gordura (sobretudo, a saturada e a trans), não consumir sal em excesso, incluir fruta e legumes na alimentação, praticar exercício físico regular, limitar o consumo de álcool, manter um peso saudável, não consumir drogas e manter doenças como a diabetes sob controlo.

Leia Também: Ver para crer. Este é um sintoma de cancro do intestino em 89% dos casos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório