Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Inflamatória e anticancro. Bebida que tem sempre em casa dá anos de vida

Terá sido descoberto o elixir que irá fazer com que viva até aos 100 anos ou mais?

Inflamatória e anticancro. Bebida que tem sempre em casa dá anos de vida
Notícias ao Minuto

18:31 - 07/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Há uma bebida muito popular aumenta a nossa esperança média de vida e, ao mesmo tempo, reduz as hipóteses de cancro do intestino.  Quem o diz é Andre Brittain-Dissont, responsável pela Extensa Anti-Ageing Clinic, no Reino Unido, em declarações ao Daily Express, referindo-se ao café.

Leia Também: Nem pense em guardar as sobras de comida 'assim' no frigorífico

Do cancro às doenças cardíacas, pode ajudar a diminuir o risco de problemas de saúde graves, como mostra um  estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology. Com uma amostra de meio milhão de participantes, os autores da investigação descobriram que o café aumenta a longevidade. O descafeinado, café moída e instanteneao foram capazes de reduzir o risco de morte em 14%, 27% e 11%, respetivamente.

Andre Brittain-Dissont afirma que a bebida aumenta em cinco a 10 anos a esperança média de vida de um individuo. No entanto, isso pode diferir de pessoa para pessoa, uma vez que todos temos aspetos únicos a considerar.

Leia Também: Efeito do café é "empréstimo". O que ocorre quando não paga o que deve?

"A parte importante do café não é provavelmente a cafeína. (...) Temos de compreender que o café é um produto natural com centenas, talvez milhares, de componentes biologicamente ativos separados da cafeína (...) que têm um efeito anti-inflamatório e um antioxidante que demonstraram reduzir as hipóteses de doenças cardíacas e renais, bem como insuficiência cardíaca", diz. O especialista sublinha ainda que o café "melhora o metabolismo do açúcar, reduzindo as hipóteses de diabetes, e promove a reparação do ADN, e reduz as probabilidades de cancro do fígado e do cólon".

Duas a três chávenas de café por dia são, segundo o especialista, suficientes.  "Alguns estudos até recomendam mais, mas é um bom ponto de partida para não exagerar", explica.

Leia Também: Cinco estratégias para convencer miúdos (e graúdos) a comerem legumes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório