Colesterol hereditário também se manifesta nos olhos. Saiba como
Ao longo do tempo, os níveis de colesterol alto elevados provocam, em alguns casos, ataque cardíaco ou derrame.

© Shutterstock

Lifestyle Saúde
Muitos não sabem que têm colesterol até fazerem um teste, no entanto, alguns indivíduos com hipercolesterolemia familiar, ou seja, colesterol hereditário, relatam sintomas físicos e um deles manifesta-se nos olhos.
Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, nos Estados Unidos, citado pelo jornal Mirror, encontrar uma mancha, com uma forma semelhante a uma meia-lua no olho, é um sinal desta condição. Tem uma cor "cinza esbranquiçada" e, no geral, aparece na parte externa da córnea.
Leia Também: Fazer este simples exercício pode ajudar a baixar o colesterol (e não só)
Além disto, a Heart UK, instituição especializada em colesterol, diz que outros sinais físicos incluem tendões inchados; manchas amareladas à volta dos olhos e nas pálpebras.
Hipercolesterolemia familiar ou colesterol hereditário é uma "doença autossómica dominante, o que significa que se transmite verticalmente: dos pais a 50% dos filhos", explica a Lusíadas, rede de hospitais e clínicas.
É uma das causas genéticas mais frequente da doença coronária prematura, ou seja, é importante estar a atento a todos os sinais e fazer mudanças no estilo de vida para controlar os níveis de colesterol.
Leia Também: O sintoma que nem sempre é associado a colesterol alto
Comentários
Regras de conduta dos comentários