Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Cabelo em queda livre? Tudo o que deve saber sobre transplantes capilares

Tânia Lima, médica do grupo Insparya, explica.

Cabelo em queda livre? Tudo o que deve saber sobre transplantes capilares
Notícias ao Minuto

22:55 - 02/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cabelo

"O transplante capilar é o procedimento mais eficaz no tratamento da calvície e o único que oferece uma solução definitiva para a queda de cabelo", defende o grupo Insparya, co-fundado por Cristiano Ronaldo, em comunicado.

Como indica a médica Tânia Lima, "o cabelo transplantado não sofrerá futura queda, uma vez que o cabelo que é extraído da área dadora é geneticamente diferente e não tem tendência para a alopecia; por outro lado, o cabelo nativo, que não foi transplantado, se não for devidamente cuidado, poderá cair em algum momento". Por esta razão, é importante salientar que a pessoa com tendência para a calvície deve ter especial atenção ao cuidado do seu cabelo, em particular do nativo, que tem uma predisposição genética para a queda. 

Leia Também: Um ferro de alisar para usar em cabelo molhado? Eis a nova ghd

O transplante é um procedimento realizado em ambulatório, com anestesia local. A técnica consiste em retirar unidades foliculares de uma área dadora, para as colocar na área afetada pela alopecia, como a zona das entradas ou a coroa.

Os melhores candidatos para se submeterem a este procedimento são aqueles em que a alopecia já estabilizou, independentemente da idade, mas pode também ser realizada em pacientes com alopecia androgénica em evolução, evitando que o paciente assuma a calvície. "É imprescindível avaliar previamente a qualidade do cabelo na área dadora e confirmar que a quantidade de unidades foliculares é suficiente", diz a médica.

Leia Também: Hidrate o cabelo com um ingrediente que costuma ter na cozinha

O primeiro mês é a fase em que se deve estar mais vigilante. "Durante os primeiros três dias, deve deitar-se com a cabeça inclinada para trás e o nariz a apontar para o teto. É importante evitar esfregar contra a roupa ou almofada, para não danificar as unidades foliculares implantadas", recomenda Tânia Lima. É também importante beber muita água e hidratar a área transplantada com soro fisiológico a cada 15 ou 20 minutos.

Nos primeiros dias após a extração, o cuidado da área dadora é muito importante, por esta razão é necessário limpá-la duas vezes por dia com compressas e soro fisiológico, de cima para baixo aplicando um pouco de pressão. Assim eliminamos pouco a pouco as crostas que possam ter aparecido, que acabam por cair dentro de sete-10 dias após a operação. Posteriormente, deve ser aplicado o creme recomendado pelos nossos especialistas.

Leia Também: Socorro, o cabelo não para de cair. Cortá-lo vai ajudar?

Além disso, Tânia Lima afirma que "a partir do quarto dia e durante uma semana, tem de se lavar o cabelo duas vezes por dia com um champô específico (...) e massajar o cabelo fazendo espuma e com suaves movimentos circulares".

No segundo mês, já é permitido lavar a cabeça normalmente ou até mesmo cortar o cabelo. Não há limitações em termos de atividades que provoquem transpiração, nem é necessário utilizar qualquer produto especial. No entanto, a médica ainda recomenda o uso de champô dermocalmante durante este período.

Leia Também: Já tentou de tudo e o seu cabelo não cresce? Junte 'isto' ao champô

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório