Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Carnaval da Neve anima Covilhã com bailes, desfiles e concertos

Tudo acontece entre 17 e 21 de fevereiro.

Carnaval da Neve anima Covilhã com bailes, desfiles e concertos
Notícias ao Minuto

18:01 - 02/02/23 por Lusa

Lifestyle Eventos

Bailes, desfiles, concertos e exposições vão marcar a edição deste ano do Carnaval da Neve, que se realiza de dia 17 a dia 21, entre a Covilhã e as Penhas da Saúde, na serra da Estrela.

Organizado numa parceria entre a Câmara Municipal da Covilhã e o Clube Nacional de Montanhismo, o "Carnaval da Neve" é uma tradição que começou na década de 1950 e que é atualmente uma marca identitária e turística daquele concelho do distrito de Castelo Branco.

Leia Também: Não desespere. Vai haver uma mega festa para solteiros (e encalhados)

O evento conta com a participação da comunidade escolar e do associativismo local, mantendo a aposta na animação, música e folia, contribuindo assim para completar a oferta turística, num fim de semana em que normalmente o concelho é procurado por muitos milhares de turistas.

"Queremos que esta marca continue a constituir um fator de interesse para a comunidade e para os turistas", sublinhou hoje a vereadora da Cultura naquele município, Regina Gouveia, na conferência de imprensa de apresentação do evento.

Uma ideia partilhada pelo vereador do associativismo, José Miguel Oliveira, que lembrou que o evento segue a linha de cariz colaborativo que foi definida pelo município para a realização de eventos.

O programa engloba várias ações, com destaque para dois bailes, dois concertos e duas exposições, bem como dois jantares, uma oficina de máscaras e o Enterro do Entrudo.

Ao contrário do habitual, as atividades da cidade não estarão tão centradas na Praça do Município e vão decorrer mais na zona da Anil, devido às obras de requalificação que estão a decorrer na Avenida Frei Heitor Pinto.

As atividades arrancam no dia 17 com o "desfile social", que terá lugar entre a Alameda da Europa e a Avenida da Anil, e que contará com cerca de 800 participantes, a maioria dos quais das escolas. Fazendo o mesmo percurso, o "desfile carnaval do mundo" (dia 19) vai juntar oito associações da cidade, sendo que cada uma apresenta um tema diferente.

Nos bailes e concertos é dada prioridade a grupos e artistas locais, com o objetivo de valorizar e apoiar os talentos da região.

O 'Baile de Máscaras'(dia 18) ficará a cargo da banda Segunda Geração e o 'Baile Carnaval da Neve' (dia 20) será com os 'Keep Kalm Band', enquanto o 'Concerto Carnaval da Neve' (dia 19) será com os Band&Tarola. Estas ações decorrem todas no Pavilhão da Anil, enquanto o concerto 'Músicas de Carnaval' (dia 21) terá um caráter mais intimista e decorrerá na Galeria António Lopes, com a pianista brasileira Fernanda Canaud.

"É a porta de entrada para a exposição 'Outros Carnavais', que lembra as outras edições", explicou Regina Gouveia.

O programa também conta com o jantar comemorativo do aniversário, que se realiza no dia 17, às 20:00, na Pousada da Juventude da Serra da Estrela, seguindo-se o tradicional baile que se realiza sempre nas Penhas da Saúde.

Para o dia 20, está ainda agendada a realização de um 'Open Ski', de uma noite de samba e da habitual 'Queimada à Montanheiro', ações que decorrem nas Penhas da Saúde.

Já no dia 21, além do concerto, está prevista animação de rua na Praça do Município, com grupos e bandas locais e ao final da tarde o evento encerra com o Enterro do Entrudo.

Leia Também: Tábua promove Feira de Queijos e Sabores da Beira com 120 expositores

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório