Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Partilha a lâmina com alguém? Conheça as possíveis consequências

Dermatologistas explicam que não o deve mesmo fazer.

Partilha a lâmina com alguém? Conheça as possíveis consequências
Notícias ao Minuto

19:03 - 01/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Higiene

É normal que, ao viver com alguém, se partilhem algumas coisas, mas é importante lembrar que existem alguns limites. Tal como usar a mesma escova de dentes é uma má ideia, também recorrer à mesma lâmina não faz sentido e está associado a alguns riscos. 

Não acredita? Joyce Imahiyerobo-Ip, dermatologista, explica, na revista Self, que "compartilhar lâminas é um grande não na perspetiva de um dermatologista". 

Leia Também: O problema que afeta tanto mulheres como homens. Vê-se na pele

É que ao usar a lâmina, mesmo que seja com muito cuidado, cria-se um "trauma leve" na pele, ou seja, arranhões ou cortes muito pequenos. Isto serve, muitas vezes, como porta de entrada para bactérias, fungos ou vírus que desencadeiam infeções. Além disso, a lâmina pode ser um ambiente fértil para diferentes tipos de germes, já que são guardadas, normalmente, em locais húmidos, acrescenta. Por isso, como é óbvio, "não é ideal colocar bactérias ou vírus de outra pessoa na sua pele". 

Entre as infeções de pele mais comum, causadas pelas bactérias transmitidas nas lâminas, estão como celulite, mas também alguns vírus que podem levar a verrugas e fungos, explica a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, citada pela revista. 

No entanto, a consequência mais comum é foliculite, uma inflamação dos folículos pilosos que faz com que tenham um aspeto semelhante a espinhas avermelhadas ou inflamadas. Além disso, causa comichão, sensibilidade ou irregularidades na textura da pele. Isto é, no geral, causado por um patógeno que entra na pele ou pela fricção que resulta de usar a lâmina. 

Se os sintomas não desaparecerem em 48 horas o melhor é ir ao médico. Algumas infeções fúngicas, como micose, podem exigir semanas de tratamento, por isso, quanto mais cedo for aconselhado, mais fácil será tratar. 

Para terminar, a médica afirma que "vírus transmitidos pelo sangue, como hepatite e até HIV, raramente podem ser contraídos ao partilhar lâminas [não esterilizadas]". 

Também: Cinco erros que muitos cometem ao lavar a cara. É o seu caso?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório