Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Há uma posição correta para fazer cocó. Sabe qual é?

Aprenda.

Há uma posição correta para fazer cocó. Sabe qual é?
Notícias ao Minuto

22:33 - 30/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

"Mudar a postura no hora de evacuar pode facilitar a expulsão do bolo fecal e favorecer um movimento evacuatório mais eficiente", escreve a nutricionista Maria Inês Antunes na rede social Instagram.

Leia Também: Falta de ferro vê-se na pele. Eis um sintoma que provavelmente desconhece

De acordo com a médica, "inclinar a coluna e elevar os pés é a posição mais natural para evacuar, sem interromper o fluxo das fezes".

"O corpo humano foi configurado para evacuar agachado. (...) Mais tarde, e por medidas higiénicas, foram criadas as sanitas com um sistema de descarga e, em pouco tempo, o povo ocidental passou a sentar-se na sanita para fazer as necessidades. A par dessa modernização, surgiu o aparecimento de problemas intestinais como hemorroidas, obstipação, cancro do cólon e diverticulite", acrescenta o portal FisioGlobal.

Leia Também: AVC. Poucas pessoas prestam atenção a este sinal de alerta precoce

Quando nos sentamos na sanita, o ângulo formado entre a coxa e o tronco forma cerca de 90 graus. "Em termos físicos, o que ocorre é que o músculo puboretal, que envolve a ampola retal (ou a parte final do intestino) fica demasiado rígido e numa posição sem vantagem mecânica, que é como quem diz: comprime o intestino e dificulta a descida das fezes", refere. "Já na posição de cócoras, conseguimos diminuir este ângulo, que em bom rigor se chama ângulo ano-retal, para cerca de 30 graus, o que favorece o relaxamento do músculo puboretal, permitindo que a porção terminal do intestino, a ampola retal, assuma uma posição mais verticalizada e, por consequência, uma descida quase passiva das fezes."

"Já repararam na forma como alguns bebés de fralda se posicionam para fazer cocó? Agacham", exemplifica Maria Inês Antunes, sublinhando que esta "é a posição fisiológica e anatómica correcta e deveria ser a posição adoptada".

A regra é manter os joelhos mais elevados em relação à coxa. A solução? Usar um banco ou uma caixa de sapatos debaixo dos pés, por exemplo.

Leia Também: Ver para crer. Este é um sintoma de cancro do intestino em 89% dos casos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório