Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

'Mouth taping'. Quais são os benefícios desta tendência?

Saiba o que diz uma médica.

'Mouth taping'. Quais são os benefícios desta tendência?
Notícias ao Minuto

19:31 - 30/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Quase todos os dias surgem novas tendências no TikTok. Entre as mais faladas está, sem dúvida, 'mouth taping' que significa, em português, 'tapar a boca com fita-cola'.

Alegadamente tem múltiplos benefícios e ajuda a dormir melhor. Por isso, o Huffpost, agregador de blogues, falou com uma médica e esclareceu todas as dúvidas. 

Como muitas pessoas respiram pela boca, algo que tem impactos negativos na saúde, é possível que esta tendência tenha os seus benefícios. 

Leia Também: Acorda a meio da noite e não consegue voltar a dormir? Eis o que fazer

"É muito simples: os narizes são feitos para respirar e as bocas são feitas para comer", diz a médica Elisabeth Honinx. Isto significa que o ar inalado pelo nariz é "mais quente, humidificado e filtrado, tornando-o melhor para a saúde geral", acrescenta.

Aliás, "quando se inala pelo nariz, as membranas mucosas e os pelos do nariz são capazes de reter partículas e ajudar a prevenir reações alérgicas".

Além disso, a respiração nasal também "produz óxido nítrico, que relaxa as paredes dos vasos sanguíneos, ajudando a aumentar o fluxo sanguíneo nos pulmões e aumentando a quantidade de oxigénio que passa pelo corpo.”

Quem respira assim tem de compensar com uma frequência e volume respiratório acima da médica para ajudar a fazer chegar oxigénio suficiente aos órgãos e células, o que causa, muitas vezes, outras condições.

Incentivar a que a respiração seja feita pela boca é essencial. "É natural achar difícil praticar a respiração nasal no início, mas ao começar, será muito mais fácil manter o hábito, e a aplicação de fita adesiva na boca pode ajudar", explica a médica. 

Leia Também: Chá, óleo de lavanda e muito mais. 'Chame' o sono com estes truques

Como é algo estranho e considerado, muitas vezes, desconfortável, é importante fazer alguns testes antes de apostar completamente na técnica. Assim, vai garantir que é seguro, mas também aliviar alguma ansiedade. 

A médica aconselha que comece a usar a fita-cola durante sestas, com um alarme definido, assim vai conseguir familiarizar-se com a sensação.  

Quando se começar a sentir confortável, use a fita durante a noite. Além disso, treinar a respiração pelo nariz, durante o dia, também pode ajudar. A médica recomenda exercícios de respiração diários para criar um hábito.

Leia Também: Nada de ficar na ronha. Acordar de madrugada só traz benefícios

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório