Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Parkinson. É possível que este seja o primeiro sintoma a manifestar-se

Leia as conclusões de um estudo feito na Lituânia.

Parkinson. É possível que este seja o primeiro sintoma a manifestar-se
Notícias ao Minuto

10:02 - 27/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças neurodegenerativas

Publicado, recentemente, na revista científica Applied Sciences, um estudo feito na Lituânia, afirma que um dos primeiros sintomas de Parkinson podem ser mudanças na fala. O sintoma mais visível e conhecido, até ao momento, é a perda da função motora, algo que causa tremores nas mãos, rigidez muscular e problemas de equilíbrio.

No entanto, segundo a investigação, estes sintomas, mais conhecidos, apenas se manifestam em fases mais avançadas da doença. Aliás, os investigadores mencionam estudos feitos anteriormente, sobre outros distúrbios da função motora, onde se descobriu que as mudanças na fala ocorrem, geralmente, antes de outros sintomas.

Leia Também: Contacto com a natureza pode ajudar a retardar estas doenças, diz estudo

Então, a equipa concentrou-se nisso, utilizando a inteligência artificial que analisou padrões de fala. Como? Indivíduos, com e sem esta doença, gravaram a sua voz numa cabine à prova de som. A seguir, o algoritmo ouviu e 'aprendeu' a sinalizar alguns marcadores, explicam os cientistas, em comunicado. 

Assim, os resultados mostram que pessoas com Parkinson, em estágio inicial, tendem a falar mais baixo e de uma forma mais monótona, lenta e fragmentada. Segundo os investigadores, a mudança pode ser subtil, no início, e difícil de detetar apenas com o ouvido humano.

À medida que a doença progride, no entanto, a fala do paciente torna-se mais prejudicada, com gaguez mais percetível, pronúncia e perda de pausas entre as palavras.

Com isto, os cientistas podem vir a criar, no futuro, uma aplicação móvel que analisa mudanças na fala. Algo que não será um substituto dos exames normais.

"Não estamos a criar um substituto para um exame de rotina do paciente - o nosso método é projetado para facilitar o diagnóstico precoce da doença e rastrear a eficácia do tratamento", explica o investigador Rytis Maskeliūnas, no comunicado. 

Leia Também: Será que doenças de Alzheimer e Parkinson são causadas por vírus?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório