Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Lesões na boca, febre e outros sintomas de herpes infantil a ter em conta

A médica dentista Vera Janeiro deixa o alerta e diz-lhe o que fazer.

Lesões na boca, febre e outros sintomas de herpes infantil a ter em conta
Notícias ao Minuto

22:02 - 26/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

O vírus do herpes não escolhe idades e afeta a maior parte da população, apesar de nem sempre se manifestar. No caso das crianças, existem alguns sintomas que fazem 'soar os alarmes' e são sintomas da doença gengivo-estomatite herpética, como a inflamação da mucosa oral que leva a feridas dolorosas na boca a par de outros sintomas.

Esta é uma doença que "pode afetar as crianças e surge pelo vírus de herpes simples tipo 1 (HSV-1). Está associado a sintomas como febres altas, recusa em comer, aparecimento de lesões dolorosas avermelhadas ou halitose, e costuma durar entre quatro a dez dias. O tratamento deve ser iniciado logo após o diagnóstico", começa por explicar Vera Janeiro, médica dentista pediátrica na Malo Clinic Lisboa, em comunicado.

Leia Também: Sempre de mau humor? É o corpo a 'reclamar' a falta destes alimentos

Na fase de manifestação do vírus, que pode ser transmitido através do beijo, "é importante que as crianças não frequentem a escola, nem sejam expostas a situações que levem a uma baixa do sistema imunológico, como frio ou mesmo stress".

Mas há mais. A especialista partilha três dicas que os pais podem aplicar no dia a dia dos seus filhos para superar a estomatite herpética, nome dado ao aparecimento das lesões na boca em forma de herpes:

1- Optar por alimentos moles e frios

"As crianças com gengivo-estomatite apresentam muitas vezes recusa alimentar. Assim, os pais devem garantir uma alimentação que seja de fácil ingestão, com alimentos moles, como sopas ou purés, e preferencialmente frios, já que baixas temperaturas atenuam a dor. Também devem ser evitados ao máximo alimentos ácidos."

Leia Também: Aposte neste alimento 'milagroso'. Combate epidemia dos tempos modernos

2- Beber muitos líquidos

"Aliado ao ponto acima, as crianças podem vir a sofrer de desidratação, sendo imprescindível que bebam muita água. Só assim será possível garantir que o organismo da criança continue a funcionar dentro do normal, ajudando, inclusive, a combater a halitose, que pode aparecer com a boca seca."

3- Não descurar a higiene oral

"O tratamento da infeção é geralmente baseado na tentativa de reduzir os sintomas de febre e dor numa fase inicial, através de analgésicos e antivirais. Porém, a higiene oral tem um importante papel no combate a esta doença, já que a acumulação de bactérias pode levar ao aumento da inflamação e dor da criança. Nesse sentido, a escovagem dos dentes não pode ser esquecida, e deve ser delicada, de forma a remover os resíduos da superfície do dente sem ferir a gengiva da criança."

Leia Também: Se tem celulite, deve evitar ao máximo estes alimentos e bebidas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório