Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 27º

Lágrimas ajudam a diagnosticar Covid-19, revela estudo

A descoberta foi feita por investigadores da Universidade de São Paulo.

Lágrimas ajudam a diagnosticar Covid-19, revela estudo
Notícias ao Minuto

14:55 - 26/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Um novo teste, desenvolvido por cientistas da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, consegue detectar a presença do vírus da Covid-19 através de lágrimas. A recolha das amostras, com um cotonete, é realizada do mesmo modo que a testagem da saliva. 

Leia Também: Espanha acaba com máscara obrigatória nos transportes em fevereiro 

No estudo, publicado na revista científica Journal of Clinical Medicine, os investigadores detalham, no entanto, que o novo teste detetou apenas 18,2% dos casos confirmados. Ainda assim, não foi verificado nenhum falso positivo.

"No início da pesquisa, procurámos um método de diagnóstico fácil e que fosse menos incómodo. A testagem através do nariz, além de provocar desconforto, nem sempre é feita da forma correta. Para pessoas com desvio de septo nasal, por exemplo, pode ser um problema. Achámos que a lágrima seria mais fácil de executar e tolerável", explica Luiz Fernando Manzoni Lourençone, professor da Faculdade de Odontologia de Bauru e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, ambos da USP, num comunicado citado pelos meios de comunicação locais.

Durante a investigação, foram analisadas amostras de indivíduos internados no primeiro semestre de 2021, quando as variantes Gama e Delta eram dominantes no Brasil. Entre os participantes, 33 tinham testado positivo para a Covid-19 e 14 não estavam infetados. 

Os cientistas acreditam que este método poderá funcionar apenas para casos mais graves de Covid-19. "Conseguimos mostrar que [o uso das lágrimas] é um caminho. Uma limitação neste estudo é que não sabemos se a quantidade de lágrima recolhida influencia no resultado ou não", afirma Luiz Fernando Manzoni Lourençone.

Leia Também: OMS. Cólera é agora mais preocupante que a Covid-19 em África

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: China. Fim súbito da política de 'zero casos' é desafio de credibilidade

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório