Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Novo estudo diz qual a melhor forma de se proteger contra a demência

Conheça as conclusões de uma investigação feita, ao longo de uma década, na China.

Novo estudo diz qual a melhor forma de se proteger contra a demência
Notícias ao Minuto

08:26 - 26/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Demência

Graças a um novo estudo, feito ao longo de uma década, na China, e disponibilizado na revista científica The BMJ, foi possível encontrar uma relação entre um estilo de vida saudável e, mais concretamente, uma alimentação saudável, e um declínio da memória mais lento. 

Ainda no mesmo estudo, também se concluiu que o efeito se faz sentir nos portadores do gene da apolipoproteína E (APOE), "o fator de risco conhecido mais forte para a doença de Alzheimer", explicam os investigadores, em comunicado. 

Leia Também: Comece a reduzir o risco de demência já hoje. 12 dicas a seguir

Os cientistas analisaram 29 mil adultos com, no mínimo, 60 anos (idade média de 72 anos; 49% mulheres), função cognitiva normal e que faziam parte de um outro estudo intitulado 'China Cognition and Aging Study'.

Aliás, no início do estudo, em 2009, todos fizeram exames e foram testados para o gene APOE, concluindo que, no total, 20% eram portadores. Foram acompanhados, mais tarde, em 2012, 2014, 2016 e 2019. 

Para cada um, foi calculada uma pontuação de estilo de vida saudável combinando seis fatores, nomeadamente, dieta saudável, exercício regular, contacto social ativo, atividade cognitiva, não fumar e nunca beber álcool. Através dos resultados foi possível criar grupos.

Leia Também: Tenha atenção a este sintoma. Afeta 90% das pessoas com demência

Após contabilizarem uma série de outros fatores socioeconómicos, os investigadores descobriram que cada comportamento saudável, estava associado a um declínio de memória, mais lento do que a média, ao longo de 10 anos.

Concluiu-se ainda que uma alimentação saudável teve o efeito mais forte, na desaceleração do declínio de memória, seguindo-se a atividade cognitiva e o exercício físico.

Além disso, os que tinham um estilo de vida favorável ou mediano tinham um risco menor, em quase 90% e quase 30%, respetivamente, de demência ou declínio cognitivo leve, em relação aos indivíduos com um estilo de vida menos saudável. Entre os indivíduos com o gene APOE os resultados foram semelhantes. 

Leia Também: Sintomas menos óbvios de demência que jamais deve ignorar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório