Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Os exames médicos que os homens deviam estar a fazer todos os anos

Há quanto tempo não marca uma consulta?

Os exames médicos que os homens deviam estar a fazer todos os anos
Notícias ao Minuto

17:12 - 24/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Para o seu bem, devia estar a ir mais vezes ao médico. Nem oito, nem oitenta. Qual foi a última vez que marcou uma consulta? Para os homens existem um certo tipo de exames que deveriam estar a ser feitos todos os anos.

A revista Redbook falou com a médica Karen Schechter, também professora na Universidade de Maryville, nos Estados Unidos, para saber que consultas os homens devem fazer com mais regularidade, pelo menos uma vez por ano.

Análises de sangue

"São sempre recomendadas para garantir que os níveis de colesterol, a pressão arterial e açúcar no sangue estão adequados. O objetivo é minimizar o risco de doenças e condições mais graves, como doenças cardiovasculares, ataques cardíacos e diabetes", revela a médica Karen Schechter.

Leia Também: Fazer jardinagem só traz benefícios à saúde. Descubra quais

Consulta de dermatologia

Verifique os sinais que podem ter aparecido nos últimos tempos. Pode não parecer, mas alguns podem evoluir para cancro de pele, por exemplo. No duche consegue perceber melhor se alguns novos sinais, que devem depois ser analisados por um especialista nesta consulta.

 Rastreio do cancro do cólon

É algo mais indicado para quem tem mais de 45 anos, mas pessoas mais jovens também o podem fazer. Veja com o médico qual é a melhor opção de exame.

Limpeza de dentes

"Como todas as partes do nosso corpo estão relacionadas, os exames odontológicos devem fazer parte da rotina anual”, continua Schechter. Veja com o médico qual é a cadência com que deve fazer a marcação desta limpeza, tudo depende também do tipo de alimentação que tem.

Consulta de oftalmologia

Este tipo de exames não deve ser feito apenas por quem usa já lentes de correção ou de outro tipo. Aqui podem ser detetados sinais precoces de glaucoma, por exemplo, mas também diabetes e tensão alta.

Leia Também: Será este o 'segredo' para aumentar as capacidades do cérebro?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório