Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Falta de ferro vê-se na pele. Eis um sintoma que provavelmente desconhece

Os sinais de alerta vão muito além do cansaço e falta de concentração.

Falta de ferro vê-se na pele. Eis um sintoma que provavelmente desconhece
Notícias ao Minuto

17:02 - 24/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Anemia

Um nutriente como o ferro ajuda a manter o bom funcionamento do organismo. A escassez deste nutriente provoca baixa imunidade, deixando-nos suscetíveis a potenciais infeções e até a sofrer de anemia, uma doença que resulta da diminuição abrupta do número de glóbulos vermelhos no sangue ou do conteúdo de hemoglobina no sangue para valores inferiores aos considerados normais. 

Segundo a rede de saúde CUF, a falta de ferro pode dever-se a "perdas por hemorragia, como acontece nas gastrites associadas ao uso de anti-inflamatórios, nas úlceras do estômago e duodeno ou em lesões cancerosas do tubo digestivo". 

"A anemia também pode ser consequência de um aumento das necessidades de ferro, decorrente, por exemplo, da gravidez ou de fases de crescimento rápido, como a idade pré-escolar e a adolescência", explica. Outra causa frequente de défice de ferro é "uma dieta desequilibrada e pobre em ferro", como acontece, por exemplo, nas dietas vegetarianas. 

Leia Também: Alimentos que são uma 'bomba' contra o colesterol perigosamente elevado

Mas, afinal, como saber se tem uma baixa concentração de ferro no organismo? Um dos sintomas "mais comuns" é a palidez, alerta o Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS na sigla inglesa). No entanto, este não é o único sinal de alerta. O NHS afirma que os sintomas podem incluir cansaço, fadiga e, entre outros, ritmo cardíaco acelerado.

Para prevenir esta insuficiência, garanta que a sua dieta inclui alimentos como carne vermelha, peixe, feijão, gema de ovo e frutos secos.

Leia Também: É por esta razão que o café lhe dá a volta à barriga

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório