Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Está sempre com os olhos secos? Fazer isto talvez ajude

É algo muito comum.

Está sempre com os olhos secos? Fazer isto talvez ajude
Notícias ao Minuto

16:06 - 24/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Nos últimos 12 meses, existiu um aumento de 19% no número de indivíduos diagnosticados com olhos secos, explica o jornal DailyMail, citando um questionário feito, recentemente, pela Thea UK, empresa britânica especializada em oftalmologia. 

Sentir que se tem areia nos olhos é um sintoma muito comum, mas a superprodução de lágrimas também, já que é uma forma do corpo tentar reidratar a superfície do olho. 

Leia Também: Covid-19. Estudo aponta que visão também pode ser afetada

Para alguns é uma leve irritação, em casos mais graves e raros, leva a problemas de visão e danos irreversíveis nos olhos, explica Alex Ionides, oftalmologista ao jornal.

Casos ligeiros respondem bem a um pano quente sobre os olhos. "O calor derrete as secreções oleosas nas glândulas meibomianas, tornando-as mais líquidas, e massajar suavemente os olhos ajudará a esvaziar o conteúdo das glândulas na córnea para reabastecer a camada oleosa externa", aconselha. 

Usar óculos de sol, especialmente em dias frios e com muito vento, ajuda a limitar a evaporação de suas lágrimas. O acessório ajuda a criar uma bolsa de ar quente e vão humidificando os olhos, enquanto os protegem do impacto da brisa.

Ter os olhos secos é algo que se torna cada vez mais comum com a idade porque "a partir dos 50 anos, as glândulas meibomianas não produzem secreção oleosa suficiente para revestir totalmente a córnea, o que significa que as lágrimas não são seladas e têm maior probabilidade de evaporar", esclarecer o médico. Também é comum durante a menopausa. 

Leia Também: Se tem olhos secos pode estar mais vulnerável a lesões e perda de visão

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório