Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Pessoas de meia-idade obesas estão mais em risco de serem idosos frágeis?

É possível que um novo estudo, feito na Noruega, tenha a resposta.

Pessoas de meia-idade obesas estão mais em risco de serem idosos frágeis?
Notícias ao Minuto

14:48 - 24/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Segundo um novo estudo, ter excesso de peso e ser obeso, a partir da meia-idade, está associado a um risco maior de fragilidade física na velhice. Esta conclusão foi publicada, esta segunda-feira, na revista científica BMJ Open.

A investigação teve como base alguns dados recolhidos, em Tromsø, cidade norueguesa, entre 1974 e 2015/16, relativos a 45 mil, com idades entre os 25 e os 99. A análise final incluiu 4.509 pessoas com 45 anos ou mais

Leia Também: A cifose só afeta idosos? Olhe que não

Os investigadores concluíram que aqueles que eram obesos há 30 anos tinham um risco 2,5 maior de sofrer sintomas de fragilidade 20 anos mais tarde. Quando comparados com os que tinham um índice de massa corporal normal.

Citando os investigadores, o DailyMail, explica que isto aumenta as evidências de que a obesidade agrava o declínio relacionado com a idade na força muscular, capacidade aeróbica e função física. É também mais uma motivação para se manter o peso controlado e saudável ao longo da vida. 

A fragilidade é, muitas vezes, erroneamente entendida como um distúrbio relacionado com a perda de peso excessiva, dizem os investigadores, em comunicado. No entanto, o excesso de peso também deixa as pessoas mais vulneráveis a quedas e com um risco de internamentos maior. 

Fragilidade causa sintomas como perda de peso não intencional; exaustão; velocidade de caminhada lenta; e baixos níveis de atividade física. Estando associada à vulnerabilidade a quedas, incapacidade, internamento hospitalar, redução da qualidade de vida e morte.

Leia Também: Tomar 10 (ou mais) medicamentos pode aumentar risco de reações adversas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório