Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

'Menos' uma hora de sono? Importa dormir bem (e a decoração pode ajudar)

Com mais uma mudança da hora na calha, desta feita para os dias ficarem maiores, a maioria tem razões para sorrir. Será mesmo? E a hora que dormimos 'a menos'? O impacto será diferente de pessoa para pessoa, mas nunca é demais reforçar o quão importante é dormir bem. E a decoração pode ter aí uma palavra a dizer. Já agora, os relógios 'devolvem o favor' e podem desempenhar também um interessante papel a nível decorativo.

'Menos' uma hora de sono? Importa dormir bem (e a decoração pode ajudar)
Notícias ao Minuto

10:45 - 16/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

Em breve, será novamente hora de...  a hora mudar. Aproximamo-nos do final do mês de março, cujo último fim de semana carimba o passaporte para dias mais longos. Para vivermos mais. Pelo menos, assim parece. Já dissemos olá à primavera, melhora o estado do tempo e, à boleia, o nosso humor também. Mas há uma espécie de fatura a pagar por este salto qualitativo nas nossas vidas: o facto de adiantarmos os relógios uma hora, 'rouba-nos' esse mesmo tempo de sono - ou assim cremos.

Muito provavelmente, nos dias que se seguem à mudança da hora teremos de lidar com uma espécie de 'jet lag' (uns mais do que outros, é certo), que nos descompensa não só a nível das rotinas estabelecidas, como também do ponto de vista físico. E tanto mais grave é esta situação, quanto mais existirem problemas de sono previamente instalados. Embora muitas vezes desconsideremos a importância de que se reveste uma noite reparadora para a nossa saúde, dormir bem é essencial.

Nesta senda, sabia que a decoração do quarto pode ajudar a debelar dificuldades em dormir? Há condições que naturalmente requerem intervenção médica, mas quando os constrangimentos com o sono não têm esse grau de complexidade, os elementos decorativos certos podem fazer toda a diferença. Conheça algumas propostas da hôma - Happy Home Living que vão contribuir para que durma melhor.

Diz-me que cor escolhes, dir-te-ei como dormes

Para que o descanso seja efetivo, convém estar rodeado por uma atmosfera serena, que transmita tranquilidade. E, neste particular, as cores dominantes no quarto desempenham um papel crucial. Prefira tons cinzentos, azuis e verdes em detrimento de tons mais vivos, como vermelhos ou alaranjados. Este princípio é válido tanto para a escolha da tinta das paredes, como para os têxteis.

Notícias ao Minuto © hôma  

E por falar em têxteis, não negligencie a importância que a qualidade dos lençóis, colchas e édredons tem em matéria de noites bem dormidas. Tenha em atenção os materiais - escolhas como algodão e linho serão sempre acertadas também do ponto de vista da sustentabilidade -, bem como a adequação da roupa de cama à temperatura ambiente: frio ou calor são inimigos de um sono satisfatório. Pode apostar em várias camadas de roupa e ir gerindo em conformidade com o estado do tempo, sendo que essa opção é também ela trendy do ponto de vista decorativo.

E porque o conforto é de facto essencial para que consiga descansar de forma verdadeiramente reparadora, invista numa boa cama, num bom colchão e em almofadas apropriadas. Além das almofadas para dormir, almofadas decorativas são bem-vindas, podendo jogar com vários padrões e texturas, imprimindo assim um cunho mais personalizado ao quarto.

Iluminação. Quanto mais escuro melhor?

Fundamental é também conseguir controlar a entrada de luz natural no quarto. Por forma a que durma em condições, o quarto quer-se escuro. Deste modo, pode apostar em cortinados opacos que barrem totalmente, ou pelo menos em parte, a claridade.  

Notícias ao Minuto © hôma  

Também a gestão da iluminação artificial é relevante. Opte por temperaturas de cor mais quentes, amareladas - uma luz de presença vermelha seria até a ideal para não interferir no ritmo circardiano -, e por vários pontos de luz indireta. Dedique ainda algum cuidado à escolha dos candeeiros, quer de teto, quer das mesas de cabeceira, para que garantam uma iluminação mais subtil.

Acolher plantas no quarto pode também ser uma excelente ideia. Sim, leu bem. Embora muitos pensem o contrário, as plantas são um bom aliado do sono: ao assegurarem níveis adequados de humidade e de oxigénio, contribuem para diminuir a frequência cardíaca.

Ainda pode tirar estas 'cartas da manga'

Há ainda outros truques aos quais poderá recorrer para dormir melhor. Por exemplo, um dos pressupostos do Feng Shui - a arte da harmonização dos espaços - assenta em evitar que a cama esteja posicionada na linha da porta, devendo a cabeceira estar em contacto com uma parede sólida.

Deverá ainda ignorar ecrãs perto da hora de ir para a cama e certificar-se, dentro da medida do possível, que o quarto está minimamente organizado para que não se deixe dominar por qualquer tipo de ansiedade associada.

Falta falar de relógios!

Por último, porque falamos de mudança da hora, não podemos passar ao lado dos relógios. Embora tenham o poder de nos aprisionar à ditadura do tempo, os relógios são indispensáveis para um dia a dia funcional, como que nos devolvendo a liberdade ao compassar o ritmo que o quotidiano nos exige. Para lá dessa tarefa concreta, os relógios são ainda um interessante objeto decorativo que podemos usar a nosso favor.

Na sala, ou no quarto, na cozinha, ou quem sabe até na casa de banho, apesar de vivermos na era dos smartphones e dos smartwatches, os relógios analógicos, por assim dizer, ficam sempre bem. Os relógios de parede são mesmo capazes de mudar o ambiente de um compartimento, acrescentando-lhe o traço de caráter que faltava.

Notícias ao Minuto © hôma  

De diferentes formas e feitios, tendo por base materiais diversos, mais estilizados ou mais vintage, assinalando as horas com numeração romana ou árabe, um relógio de parede será uma boa aposta, mas também um relógio de mesa o poderá ser. Concordamos que um despertador na mesa de cabeceira confere um charme próprio à composição decorativa do quarto, certo?

Notícias ao Minuto © hôma  

Mas já agora, uma dica: evite olhar para o relógio, qualquer que ele seja, se estiver com dificuldades em dormir. Fazê-lo só agudizará os níveis de frustração que a situação implica (ainda que se puser as sugestões que deixámos em prática diminuirá drasticamente a probabilidade de tal acontecer).

Ver para crer? Para passar a ter noites bem dormidas com ajuda da decoração, basta visitar uma loja hôma - Happy Home Living e fazer as escolhas indicadas!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório